Page 76 - Relatório de atividades e contas 2024
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• Prossecução das atividades Melhoria contínua do sistema orçamental
relacionadas com a tesouraria, e de reporte em 2024
contabilidade, orçamento, controlo de 31 dias de prazo médio de pagamento a
gestão, faturação e reporte, incluindo fornecedores
80,1 % de execução orçamental
a elaboração de novo regulamento do 4 reportes de execução orçamental
fundo de maneio; 90 dias de tempo médio de devolução de
• Acompanhamento da execução valores ao abrigo do Protocolo com a AREAM e
Decreto-Lei n.º 101-D/2020
financeira e orçamental, dos projetos
e processos internos, incluindo
reporte mensal;
• Implementação contínua de procedimentos e ações para
otimização/melhoria do reporte de informação e de execução financeira e
orçamental, incluindo a criação no ERP Primavera de documento e fluxo da
figura de endosso, testes para utilização de funcionalidades e preparação
da implementação de processos de controlo destinados a evitar incorreções
nos lançamentos contabilísticos, nomeadamente o desenvolvimento de uma
nova codificação;
• Prossecução dos trabalhos da implementação da solução de faturação
eletrónica, análise e identificação das necessidades de desenvolvimento
para a sua correta implementação e realização de testes aos fluxos, quer
dos documentos emitidos, quer dos documentos recebidos;
• Articulação com o Revisor Oficial de Contas para realização de auditorias
trimestral e intercalar, e de outras matérias de caráter contabilístico;
• Encerramento da contabilidade do exercício findo em dezembro de 2023, e
trabalhos preparatórios para o mesmo exercício relativo a 2024;
• Elaboração do orçamento de despesa e receita para o ano de 2025, e
respetiva submissão;
• Elaboração e submissão de reportes de periodicidade mensal e trimestral à
Direção-Geral do Orçamento, e a outras entidades tais como o Instituto
Nacional de Estatística.
4.5.4. Qualidade da gestão e dos processos
A ADENE desenvolve as suas atividades num quadro de melhoria contínua da
qualidade da gestão e dos processos, em benefício da eficiência e da redução de
custos administrativos, facilitando a tomada de decisão. Este desígnio é alicerçado
em sistemas de gestão e tratamento de dados melhorados, num processo de
adaptação contínua ao contexto estatutário e legislativo e, da adoção de
instrumentos e modelos de gestão orientados para a qualidade e a excelência.
Ao nível da qualidade da gestão e dos processos destacam-se as seguintes
atividades realizadas:
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