Page 73 - Relatório de atividades e contas 2024
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4.5. Capacitação interna e desenvolvimento organizacional
4.5.1. Recrutamento e capacitação de valor acrescentado
No sentido da dotação da ADENE de recursos humanos altamente qualificados e
adaptados à sua missão e necessidades emergentes e, numa lógica de melhoria
contínua, foram feitas as seguintes atividades na área dos recursos humanos:
• Lançamento de processos de Recrutamento e capacitação de valor
recrutamento, seleção e admissão acrescentado em 2024
de colaboradores/as; 25 admissões
• Melhoria contínua e reforço das 14 saídas
158 colaboradores
competências técnicas, 10,1 % de saídas
comportamentais e de gestão foram 181,3 % de reposição do headcount
asseguradas através de formação 62 dias de tempo médio de recrutamento
contínua, em que se destacam a 18 dias de tempo médio de resposta de
admissão
realização de ações sobre gestão de 58 % de implementação do Plano de
tesouraria e fundos de maneio nos Conciliação e Igualdade
serviços públicos, gestão de recursos Formação contínua em 2024
humanos, executive master in 59 ações de formação contínua
leadership development, advanced 5.262 horas total
management in energy, políticas 127 colaboradores abrangidos
públicas regime geral de prevenção 80 % colaboradores abrangidos
41 horas média de formação por colaborador
da corrupção, trabalhos e prestações abrangido
complementares no Código dos
Contratos Públicos, excel avançado e power BI inicial, gestão de projetos
avançado, primeiros socorros, técnicas de apresentação, ESG e economia
circular nas organizações, entre outras;
• Conclusão e divulgação do manual de acolhimento para
colaboradores/as;
• Prossecução da implementação e divulgação do Plano de Igualdade,
Inclusão e Não Discriminação;
• Prossecução da implementação do Sistema de Gestão de Desempenho,
nomeadamente a avaliação dos objetivos relativos ao ano de 2023, a
definição de objetivos para o ano de 2024 e sua monitorização intercalar;
• Prossecução da implementação do programa ESTRUTURAR PARA
VALORIZA(RH), nomeadamente definição das funções e categorias
profissionais e de recompensas, desenho da tabela salarial e respetivos
critérios de progressão na carreira;
• Desenvolvimento de atividades no âmbito da melhoria de processos de
forma a garantir uma maior capacidade de resposta às várias necessidades,
nomeadamente a revisão de procedimentos para as ajudas de custo;
• Elaboração, revisão e publicação de políticas, processos e regulamentos
de recursos humanos, de forma a garantir o aumento da transparência,
clareza, motivação e retenção de colaboradores/as, tal como o regulamento
interno de mobilidade;
• Realização do primeiro campo de férias da Páscoa para crianças de
colaboradores/as, em parceria com o Pavilhão do Conhecimento, como
promoção da política de conciliação;
RAC 2024 73