Page 44 - 3º trimestre de 2023
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2.5.  Capacitação interna e desenvolvimento organizacional
                   2.5.1.  Recrutamento e capacitação de valor acrescentado

               No sentido da dotação da ADENE de recursos humanos altamente qualificados e
               adaptados à sua missão e necessidades emergentes e numa lógica de melhoria
               contínua, foram feitas as seguintes atividades na área dos recursos humanos:

                   •  Lançamento  de  diversos  processos  Recrutamento e capacitação de valor
                       de  recrutamento  e  seleção,  dos         acrescentado no 3T 2023
                       quais  resultaram  na  admissão  de  8     9 admissões
                       colaboradores  e  reintegração  de  1      4 saídas
                                                                  144 colaboradores
                       colaborador;                               2 % de saídas
                   •  Melhoria  contínua  e  reforço  das  300 % de reposição do headcount
                       competências                    técnicas,   0,2 % de absentismo
                                                                  42 dias de tempo médio de recrutamento
                       comportamentais  e  de  gestão  foram      92  dias  de  tempo  médio  de  resposta  de
                       asseguradas  através  de  formação         admissão
                       contínua,  com  destaque  para  a            Formação contínua (3T 2023)
                       realização  de  ações  no  âmbito  da  13 ações de formação contínua
                       economia  circular,  cibersegurança, e     626 horas total
                       PRIMAVERA  PUBLIC  Public  Sector  -       44 colaboradores abrangidos
                                                                  31% colaboradores abrangidos
                       Recursos Humanos;                          14  horas  de  formação  por  colaborador
                   •  Prossecução       da    elaboração      do   abrangido
                                                                  4  horas  média  de  formação  por  total
                       manual      de    acolhimento       para  colaboradores
                       colaboradores;
                   •  Prossecução da reavaliação do Sistema de Gestão de Desempenho;
                   •  Desenvolvimento de atividades no âmbito da melhoria de processos de
                       forma a garantir uma maior capacidade de resposta às várias necessidades,
                       nomeadamente  a  revisão  dos  procedimentos:  processamento  de
                       remunerações e abonos, recrutamento e seleção, descontos obrigatórios e
                       facultativo, gestão de assiduidade e férias;
                   •  Revisão e publicação de políticas e processos de recursos humanos,
                       de  forma  a  garantir  o  aumento  da  transparência,  clareza,  motivação  e
                       retenção colaboradores;
                   •  Revisão e aprovação do regulamento de teletrabalho e do regulamento
                       de deslocações e ajudas de custo, em linha com a legislação em vigor;
                   •  Desenvolvimento  de  ferramentas,  metodologias  e  práticas  de
                       comunicação  interna  para  potenciar  a  transferência  de  conhecimento
                       interno  e  partilha  de  experiências,  procurando  proporcionar  sinergias  e
                       possibilitar um clima de compromisso e altos níveis de motivação.














       REOT 3T 2023                                                                                      43
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