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ADENE - Agência para a Energia
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Atividades de Interface ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
As atividades de Interface integram as áreas da Formação, Informação ao Consumidor e das Relações Institucionais da
ADENE.
FORMAÇÃO
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia Exec. 3º trimestre AC Exec. Exec vs PAO 2019 vs 2018 PAO 2019 % Execução
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ADENE - Agência para a Energia
Valores em k€
Δ
Formação Profissional Suplementar
PAO 2019
Ano
2019
2018
Rendimentos
87
-23,5%
550
38,5%
Gastos 211 311 169 -72,0% -48,4% 430 20,3%
276
316
-33,0%
Resultado -124 -4 -107 -2849,4% -16,1% -120 103,5%
No terceiro trimestre de 2019, integrado no plano de formação à distância da Academia ADENE, foi disponibilizado o
primeiro curso B-Learning. Um marco muito relevante para os objetivos da ADENE neste plano, integralmente
concebido, em conteúdos e operacionalização, por recursos internos. Este primeiro curso, disponível através de aulas
assíncronas na Plataforma Moodle visou capacitar técnicos do setor das águas de Cabo verde para a eficiência
energéticas nas instalações.
Em termos globais, foram realizadas neste período 145 horas de formação, asseguradas em 72,4% por formadores
internos. No total, foram realizadas 6 edições para 38 formandos (incluindo a formação B-Learning). No que à execução
orçamental diz respeito, após um primeiro semestre focado na reformulação de conteúdos e preparação de novas
ferramentas, produtos e serviços, minimizando os gastos, foi dada ênfase à obtenção de receitas, a qual se pretende
que continue a crescer no 4º trimestre e atinja valores consolidados de resultados, proporcionada por estas, nos anos
de 2020 e 2021.
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ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia PAO 2019 Valores em k€
INFORMAÇÃO
Δ
3º trimestre AC
Informação
Exec.
2018
2019 PAO 2019 Exec. Exec vs PAO 2019 vs 2018 Ano % Execução
Rendimentos 79 84 48 -6,3% 64,1% 114 69,2%
Gastos 392 657 399 -40,3% -1,6% 908 43,2%
Resultado -314 -573 -351 45,3% 10,6% -794 39,5%
A principal atividade concretizada neste trimestre foi a sessão pública “Mais e melhor informação em Energia” onde foi
apresentada a primeira edição da publicação conjunta com a DGEG do “Energia em Números”. Esta publicação contém
os principais indicadores estatísticos nacionais do setor e pretende-se que tenha uma ocorrência anual. Foi também
disponibilizada a APP Poupa Energia, a primeira aplicação móvel da ADENE, que com algumas adaptações de experiência
de utilizador e simplificações face ao disponibilizado no portal permite a mudança de tarifário ou comercializador através
do smartphone.
No portal Poupa Energia foram atualizados mais de 300 tarifários disponibilizados pelos comercializadores, em paralelo
com ações de divulgação nas redes sociais de utilização deste portal para a escolha e ativação do melhor tarifário pelo
utilizador.
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No Observatório da Energia centrou-se os esforços as atividades na adaptação da plataforma para obtenção dos dados
produzidos pela DGEG de forma automatizada, simplificando, robustecendo e encurtando o seu processo de
disponibilização final.
No Barómetro ECO.AP, continuaram-se os esforços para apoio aos gestores locais de energia (GLE) para introdução de
dados no portal, bem como na divulgação da necessidade de registo dos GLE das instalações das várias entidades da
administração central. Em paralelo, continuaram-se também os desenvolvimentos de novas funcionalidades desta
plataforma , os quais vão permitir simplificar e automatizar a disponibilização de dados aos GLE.
Ao nível de execução orçamental, saliente-se a execução das atividades previstas nas candidaturas SAMA que
permitiram o alcançar dos valores previstos de financiamento com execução de 69%. Nos gastos variáveis foi possível
efetuar o seu controlo, tendo estes ficado 41,4% abaixo do valor orçamentado.
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