Page 58 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
P. 58

implementação  de  oportunidades  de  otimização  do  processo  de
                              emissão  de  certificados,  mediante  soluções  que  assegurem  o
                              necessário equilíbrio entre a agilidade de processos e o detalhe, o
                              rigor  técnico  e  a  qualidade  que  se  pretende  para  os  documentos
                              emitidos;
                          o  Prossecução do apoio à prática da atividade dos técnicos do SCE e
                              demais  stakeholders  relevantes,  como  medida  de  garantia  da
                              qualidade e eficaz operacionalização das obrigações legais afetas aos
                              edifícios, nomeadamente a certificação energética, a manutenção de
                              edifícios, a inspeção a sistemas técnicos, os sistemas de automação
                              e controlo dos edifícios, e a eletromobilidade;
                          o  Ao nível da verificação e melhoria da qualidade:
                                 ▪  Consolidação  de  processos,  orientando  esta  atividade  no
                                     sentido de um acompanhamento eficaz, próximo e preventivo
                                     do trabalho dos técnicos do SCE;
                                 ▪  Preparação  de  novos  processos  e  adaptação  dos  existentes
                                     para responder ao alargamento do âmbito de atuação a outros
                                     técnicos  e  documentos  (ex.:  manutenções  e  inspeções  de
                                     sistemas técnicos) e ao aumento previsível da atividade;
                          o  Apoio à transposição para a legislação nacional da EPBD, incluindo o
                              acompanhamento  técnico  e  reforço  da  participação  da  ADENE  no
                              respetivo Comité da Comissão Europeia;
                          o  Articulação  com  a  Academia  ADENE,  no  sentido  de  identificar
                              eventuais  necessidades  de  reforço  de  competências  dos  técnicos
                              recém-aprovados em exame, e revisão e validação dos conteúdos
                              formativos no âmbito de ações de formação;
                          o  Promoção  de  ações de  capacitação  dos  técnicos  do  SCE  e  demais
                              stakeholders relevantes, com base na identificação de temáticas e
                              necessidades  de  esclarecimento  específicas,  e  elaboração  de
                              respetivos conteúdos;
                          o  Produção e disponibilização de novas ferramentas, manuais e guias
                              para orientação e apoio aos técnicos na sua atividade no terreno,
                              incluindo  a  promoção  das  mesmas  em  sessões  e  ações  de
                              divulgação;
                          o  Desenvolvimento  e  integração  de  informação  relativa  a  consumos
                              reais e novos indicadores de desempenho hídrico, desempenho no
                              uso de materiais e aptidão para tecnologias inteligentes, reforçando
                              assim  o  contributo  do  certificado  energético  para  a  agregação  e
                              disponibilização de informação sobre o edifício e outras dimensões
                              relacionadas  com  o  uso  eficiente  de  recursos  com  impacto  no
                              desempenho ambiental e na descarbonização do edificado;
                          o  Desenvolvimento de processos de gestão da garantia da qualidade e
                              tratamento  dos  dados  associados  aos  certificados  energéticos  e
                              documentação de apoio e suporte, e demais documentos a registar
                              (ex.: planos de melhoria do desempenho energético, relatórios de
                              implementação e  acompanhamento,  registos  de  consumos,  planos
                              de manutenção, relatórios de inspeção, entre outros), potenciando a
                              utilização da informação resultante em prol do conhecimento e do





               PAO 2025                                                                                50
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63