Page 118 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
P. 118

Tabela 15 - Gastos transversais e de suporte (2025, 2026, 2027)





































               No pilar Aproximação à Sociedade (área de atuação Reforço da Comunicação),
               incluem-se os gastos com marketing e comunicação institucional ou transversal à

               ADENE, ou seja, centralizando-se na UCM estes gastos, que, por sua vez, interage
               de  forma  transversal  com  todas  as  Direções/Unidades,  reduzindo  custos  e
               centralizando o conhecimento inerente às melhores práticas de comunicação. Em
               2025, o aumento estimado está relacionado, por exemplo, com a estratégia de

               comunicação  no  âmbito  do  Observatório  Nacional  para  a  Pobreza  Energética  e
               Espaços Cidadão Energia, com o novo website da ADENE e com o aumento de
               ações previstas de comunicação e marketing das diversas atividades da ADENE.

               No  pilar  Capacitação  Interna  e  Desenvolvimento  Organizacional,  incluem-se  os
               gastos com as atividades associadas a recrutamento e capacitação (vertente de

               RH),  qualidade  da  gestão  e  dos  processos,  melhoria  contínua  do  sistema
               orçamental e de reporte, e digitalização e sistemas de informação.

               No  que  diz  respeito  à  capacitação  interna  e  desenvolvimento  organizacional,
               mantém-se  a  aposta  no  processo  de  reorganização  interna  e  de  processos  de
               recrutamento que se encontram em curso.

               É notória a aposta na valorização interna dos recursos com o intuito de fortalecer

               a ADENE e dotá-la de meios para corresponder aos desafios a que se propõe. Esta
               aposta sustentada na formação, e na implementação de um plano de formação
               mais abrangente, traduz-se num aumento dos FSE em 2025.




               PAO 2025                                                                               110
   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123