Page 118 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
P. 118
Tabela 15 - Gastos transversais e de suporte (2025, 2026, 2027)
No pilar Aproximação à Sociedade (área de atuação Reforço da Comunicação),
incluem-se os gastos com marketing e comunicação institucional ou transversal à
ADENE, ou seja, centralizando-se na UCM estes gastos, que, por sua vez, interage
de forma transversal com todas as Direções/Unidades, reduzindo custos e
centralizando o conhecimento inerente às melhores práticas de comunicação. Em
2025, o aumento estimado está relacionado, por exemplo, com a estratégia de
comunicação no âmbito do Observatório Nacional para a Pobreza Energética e
Espaços Cidadão Energia, com o novo website da ADENE e com o aumento de
ações previstas de comunicação e marketing das diversas atividades da ADENE.
No pilar Capacitação Interna e Desenvolvimento Organizacional, incluem-se os
gastos com as atividades associadas a recrutamento e capacitação (vertente de
RH), qualidade da gestão e dos processos, melhoria contínua do sistema
orçamental e de reporte, e digitalização e sistemas de informação.
No que diz respeito à capacitação interna e desenvolvimento organizacional,
mantém-se a aposta no processo de reorganização interna e de processos de
recrutamento que se encontram em curso.
É notória a aposta na valorização interna dos recursos com o intuito de fortalecer
a ADENE e dotá-la de meios para corresponder aos desafios a que se propõe. Esta
aposta sustentada na formação, e na implementação de um plano de formação
mais abrangente, traduz-se num aumento dos FSE em 2025.
PAO 2025 110