Para que as empresas possam ter uma frota mais eficiente, a ADENE, a Brisa e a CR&M apresentaram uma ação de formação desenvolvida para gestores de frotas de veículos ligeiros, a realizar em dezembro de 2018. Esta ação foi realizada recentemente nas instalações da Brisa, em Carcavelos.

As três entidades uniram-se com a finalidade de tornar as frotas rodoviárias nacionais mais eficientes através de um curso com componentes teórica e prática.
Esta formação irá incluir um módulo específico, dedicado à certificação energética de frotas, no âmbito do Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas (SEEF) desenvolvido pela ADENE, como incremento à eficiência energética e gestão racional de consumos das frotas.

A certificação energética de frotas, que se encontra a dar os seus primeiros passos, é voluntária e foi criada com o objetivo de mudar a forma como se realiza a análise das frotas, conjugando uma observação do comportamento ou desempenho dos veículos, com um estudo da forma como o gestor atua.

Para além da componente teórica, a formação terá a componente prática muito focada no papel do condutor uma vez que é uma das peças fundamentais para o sucesso de uma gestão eficaz da frota.

A sessão de apresentação desta nova ação de formação contribuiu não só para a sua divulgação, como também para auscultar os detentores de grandes frotas nacionais, como as dos CTT, McDonalds, Samsung e Chronopost. Uma mais valia para avaliar a adequação dos conteúdos do curso à realidade do dia-a-dia de um gestor de frota.

Na sequência desta sessão serão realizados alguns ajustes aos conteúdos programáticos e as ações de formação deverão iniciar-se até ao final do ano de 2018.