Nos dias 8 e 9 de julho realizou-se a segunda Ação Piloto do Projeto WATTer Skills, desta vez no âmbito do Curso de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios. A ação foi dedicada ao Módulo de Sistemas de Produção de Água Quente Sanitária (AQS) e reuniu cerca de 20 técnicos, instaladores e outros especialistas numa sessão online dividida por duas tardes de trabalho.

 

O Curso de qualificação de Técnicos de Eficiência Hídrica em Edifícios, em preparação, será composto por seis módulos com diferentes unidades de formação, estando a ser desenvolvido no projeto europeu WATTer Skills coordenado pela ADENE.

Este Curso pretende vir a capacitar os canalizadores e instaladores de redes prediais para a seleção, instalação e manutenção de produtos e soluções promotores da redução do consumo de água, bem como de energia associada ao consumo de água.

O Módulo de Sistemas de Produção de Água Quente Sanitária (AQS) permitirá ao técnico/instalador em eficiência hídrica recolher informações adicionais que visam a correta seleção, instalação e manutenção dos sistemas eficientes de produção de AQS no setor residencial para uma maior eficiência hídrica e energética.

O programa dividiu-se em duas fases, com uma primeira abordagem teórico-prática no 1º dia e uma dimensão de demonstração tecnológica no 2º dia, incluindo quatro apresentações de diferentes soluções tecnológicas para a produção de água quente sanitária doméstica.

A avaliação da ação piloto pelos participantes foi muito positiva o que, adicionalmente ao interesse revelado pelo curso, confirma que o tema e configuração deste segundo módulo se encontram bem conseguidos, tendo a ação contribuído também para a sua contínua melhoria no objetivo de integração no futuro Curso de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios.

A primeira ação piloto deste projeto, realizada em novembro de 2019, foi dedicada ao futuro Curso, igualmente em preparação, de Especialistas de Eficiência Hídrica nos Edifícios, outra das novas profissões que o WATTer Skills pretende criar para a transição energética e hídrica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email