MOVE+

A ADENE – Agência para a Energia lançou o MOVE+ , a marca e certificação de mobilidade eficiente para frotas automóveis. O conceito foi revelado na 8ª Conferência de Gestão de Frotas, realizada no dia 26 de novembro, e reflete os esforços a serem desenvolvidos na redução da pegada ecológica e sensibilização para uma mobilidade mais sustentável e limpa.

O transporte de pessoas e bens em Portugal é responsável por mais de um terço do consumo total de energia final e está na origem de 25% das emissões de CO2. Apostar na mobilidade orientada para a eficiência energética e ecológica, baseada em opções e tecnologias mais amigas do ambiente, numa transição liderada pelas empresas e organizações, é fundamental nos dias que correm.

Foi nesse sentido que a ADENE criou o MOVE+, através do qual disponibiliza instrumentos baseados em modelos de diagnóstico e classificação da eficiência energética na mobilidade, capazes de orientar as empresas para as melhores práticas de ecoeficiência.

O MOVE+ introduz uma classificação que permite conhecer, numa escala de A+ (mais eficiente) a F (menos eficiente), o nível de eficiência energética da frota automóvel de uma empresa. A ferramenta permite a identificação de oportunidades de poupança de combustível (redução de custos) e de minimização do impacto ambiental, através da redução das emissões de CO2, no uso das viaturas. Ao classificar, comparar e melhorar a eficiência energética e ambiental das frotas empresariais, demonstram-se, de forma simples e clara, as vantagens da mobilidade eficiente na geração de valor das empresas.

Sob o mote ‘a mobilidade eficiente’, o MOVE+ nasce para motivar e direcionar as empresas para uma mobilidade mais ecológica, começando pelas frotas automóveis. No futuro, a certificação MOVE+ estender-se-á a outras áreas e soluções de mobilidade.

Estão já disponíveis as inscrições para primeiras edições do “Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+” que irão decorrer em Lisboa e Porto, a 10 e 12 de dezembro, respetivamente.

Saiba mais informações e inscreva-se no curso em https://www.movemais.pt ou inscreva-se diretamente no curso na Academia ADENE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email