Page 21 - REOT 4T_2019 REV
P. 21
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
No mercado SEN, garantido o arranque dos testes do Portal OLMC com a EDP Serviço Universal (EDPSU) e com a EDP
Distribuição (EDPD), o enfoque em inicial foi a articulação com os comercializadores e as cooperativas (copORDBts), para
arranque dos testes alargados ao mercado SEN em novembro. Para suportar esta atividade de testes acordou-se um
plano de releases do Portal OLMC com o mercado SEN, por forma a garantir que os testes de toda a funcionalidade do
Portal OLMC ocorreriam até ao mês de dezembro.
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
De igual forma ao já identificado no 3ºT, os desvios apurados na execução do ano de 2019 estão em linha com o que já
se tinha verificado nos trimestres anteriores, sendo que estes desvios resultam de uma menor execução de custos
incorridos face aos estimados no PAO 2019 da U-OLMC, quer por atrasos no projeto de implementação do Portal OLMC,
quer por atrasos na implementação de infraestruturas informáticas para suportar o portal, facto que foi parcialmente
compensado com um aumento dos gastos com pessoal, face ao previsto em PAO.
Atividades de Interface
As atividades de Interface integram as áreas da Formação, Informação ao Consumidor e das Relações Institucionais da
ADENE.
FORMAÇÃO
Valores em k€
Acumulado Δ
Formação Profissional Suplementar % Execução
2019 PAO 2019 2018 2019 vs PAO 2019 vs 2018 PAO
Rendimentos 203 430 256 -52,7% -20,6% 47,3%
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia -146 -6,9% 12,3% ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
-17,6%
-39,7%
Gastos
332
550
60,3%
402
-120
Resultado
106,9%
-128
No quarto trimestre de 2019, em complemento às formações do seu Portefólio, a Academia ADENE apoiou a promoção
de novas ações de formação dos novos produtos e serviços disponibilizados pela ADENE, como o OLMC e o MOVE+,
tendo ainda apoiado na operacionalização da edição de formação piloto no âmbito do WATTer Skils e no arranque da
formação no âmbito do AQUA+. Prestou ainda serviços de formação à medida à AdP/EPAL nos Módulos da sua Formação
Avançada sobre Energias Renováveis.
Como elemento preponderante para proporcionar a sua melhoria de qualidade contínua e m todas as novas ofertas
formativas, a Academia introduziu a avaliação de aprendizagem de conhecimentos pelos formandos e iniciou uma ação
de desmaterialização, providenciando aos formandos os materiais de suporte em formato digital.
Em termos globais, foram realizadas 437 horas de formação, asseguradas em 84,2% por formadores internos. No total,
foram realizadas 22 edições para 263 formandos. Adicionalmente, e ao abrigo do Protocolo com a Efficiency Valuation
Organization (EVO), a ADENE apoiou a renovação da certificação de 10 Peritos Internacionais em Internacional
Performance Measuremet and Verification Protocol (IPMVP). No que à execução orçamental diz respeito, neste
4ºtrimestre recuperou-se substancialmente a execução acumulada dos 3 trimestres anteriores tendo-se assegurado um
acréscimo de 233% face ao cumulado no anterior período. Ainda que longe dos valores anuais previstos, estes resultados
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
mostram que a aposta de reformulação de conteúdos e ferramentas efetuada no primeiro semestre está a dar bons
resultados e apresenta boas perspetivas para os trimestres seguintes, atingindo valores consolidados de resultados, nos
anos de 2020 e 2021. Realçando-se também, que estes resultados forma atingidos com o mesmo nível de resultados
previstos no PAO, fruto do controlo e otimização de custos efetuado.
18/21