Page 26 - 2018-11-05 - Relatório Trimestral 2ºT 2018 VF_REV Abr2019
P. 26

ADENE - Agência para a Energia






                      ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
          Durante o 1º trimestre deu-se início a 294 processos, dos quais 60 foram concluídos, tendo-se realizado 24 visitas a imóveis (para confirmação de informação). Dos
 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
          processos iniciados, 80% foram trabalhados com base em "análise automática de dados” através da utilização de ferramentas informáticas que cruzam informação,
          tendo por base critérios predefinidos, e 20% de foram trabalhados com base em “analise detalhada” através de uma análise total ao parcial do processo, dos quais 7%

          tiveram origem em denúncias.

          No trimestre, foram reportadas 30 comunicações de publicitações sem classe energética e 94 transações de imóveis sem certificado energético, tendo estas situações
          sido reencaminhadas para a DGEG enquanto entidade com competências de atuação neste domínio.

          Após a conclusão, a 31 de dezembro de 2018, da implementação da Campanha de sensibilização e de promoção da eficiência energética na habitação particular,
          cofinanciada pelo POSEUR, e para efeitos de encerramento do projeto, a ADENE viu todas as despesas realizadas aprovadas pela entidade financiadora, tendo nesta

          fase justificado os indicadores de execução e de realização. Para efeito de aceitação das despesas, a ADENE realizou um estudo adicional de avaliação do impacte da
          Campanha junto do público-alvo, que confirmou os bons resultados da mesma.

          De igual modo, após a conclusão, a 31 de dezembro de 2018, da implementação da Campanha de sensibilização e de promoção da eficiência energética dirigida à
          Administração Pública, cofinanciada pelo POSEUR, e para efeitos de encerramento do projeto, a ADENE viu todas as despesas realizadas aprovadas pela entidade
          financiadora, encontrando-se nesta fase a justificar os indicadores de execução e e realização.
 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia

          SUPORTE

          A Certificação Energética continuou a ser no 1º trimestre de 2019 o principal consumidor de recursos informáticos, quer do ponto de vista das infraestruturas de suporte,
          quer do ponto de vista de Recursos Humanos disponíveis para a atividade de desenvolvimento aplicacional. A operação e gestão dos sistemas a esta associados
          consumiu cerca de 500 horas, enquanto o desenvolvimento de novas funcionalidades consumiu cerca de 1000 horas de trabalho.
          A  principal  funcionalidade  disponibilizada  no  trimestre  consistiu  na  funcionalidade  de  Agendamento  de  Visitas,  que  permite  à  equipa  de  verificação  de  qualidade

          acompanhar o processo obrigatório de visitas da certificação energética.
          Devido aos atrasos  resultantes da  evolução concorrencial em  procedimentos  administrativos obrigatórios  no âmbito do Código de  Contratos Públicos relativos ao
          processo de aquisição do novo Datacenter da ADENE (o qual foi repetido por ausência de propostas admissíveis a concurso), não se iniciaram as tarefas de migração









 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31