Page 42 - Relatório Trimestral 2T 2018
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          habitação, contrariado pelo decréscimo de certificação energética no parque de edifícios existentes no Comércio & Serviços, sendo que estes devido ao seu peso económico
          tem uma maior expressão no valor dos proveitos contabilizados quando comparado com o volume de certificação. O que se reflete, face ao previsto no PAO 2018, numa

          variação de +4,56% ao nível do número de certificados emitidos, mas com um decréscimo de -0,96% nos rendimentos.
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          No que diz respeito à variação homóloga anual, à variação do número de certificados de +4,56% está associada em rendimentos uma variação de tendência oposta
          de -0,72%. Neste período homólogo, a variação do rendimento executado fixou-se em +7,3% no setor de habitação e em -10,6% no setor do comércio e serviços.

          No 2º trimestre de 2018 o processo de recrutamento continuou com bases no levantamento das necessidades identificadas, com o  objetivo de assegurar os recursos
          humanos afetos ao cumprimento das obrigações legais face ao volume de emissão de certificados e às acumuladas tarefas a necessitar de apreciação para garantir as
          respostas aos consumidores, aos técnicos e à verificação de qualidade, já identificadas nos anos anteriores. Refira-se que no presente trimestre foram dadas respostas,

          quer pelo serviço de atendimento e esclarecimento em primeira linha disponibilizado pelo Centro de Serviço a Clientes da ADENE, a 5017 solicitações (4199 chamadas
          telefónicas e 818 e-mail) correspondentes a 1456 horas de trabalho (i.e. à alocação de 3,5 ETI no trimestre), quer pelo atendimento direto especializado a técnicos em 2ª
          linha a esclarecimento funcionais no âmbito da utilização do portal e de esclarecimentos técnicos da Certificação Energética dos Edifícios, a 1470 solicitações (999 chamadas
          telefónicas, 471 e-mail e 2894 tarefas de anulação, substituição, alteração e pedidos de uso) correspondentes a 826 horas de trabalho (i.e., à alocação de 2 ETI no trimestre
          ou à disponibilidade de 4 ETI no período de atendimento correspondente às manhãs de dias úteis). Esta alocação tem sido possível por utilização de recursos afetos à

          produção e revisão de orientações e documentação técnica de suporte à Certificação Energética dos Edifícios e à definição de especificações do portal de funcionalidades
          novas e a reformular, com a consequência do adiar de conclusão destas tarefas para o final do ano de 2018 e mesmo para 2019.

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          No 2º Trimestre foi também dada continuidade à implementação do plano de qualidade do SCE, alargando o mesmo ao desenvolvimento de novos processos em níveis
          distintos. Foram iniciados 50 processos de Nível 1 – “Visita PQ Imóvel”, focados na avaliação das declarações de processo de certificação submetidas pelos PQ no portal
          do SCE, tendo-se verificado que em geral o preenchimento destas declarações é deficiente e incompleto.  Os resultados obtidos revelam a importância da implementação
          da funcionalidade “Declaração de processo de certificação digital” já prevista no planeamento de desenvolvimento aplicacional para o final do ano de 2018.

          Foram ainda realizados processos de Nível 2 – “Visitas acompanhadas” a edifícios de habitação e de comércio e serviços, distribuídas pelo território nacional, acompanhando
          o PQ na fase inicial do processo de certificação, tendo sido realizadas um total de 179 visitas desde o início de 2018. Foram também desencadeados processos Nível 6 –
          “Ferramenta BI”, suportados pela utilização de ferramenta informática de business intelligence em certificados energéticos emitidos durante o ano de 2017, que apresentam
          valores de contributo de energia renovável não conformes com os requisitos da legislação. Ao contrário do previsto no plano, não se verificou o reforço de recursos humanos
          na equipa da verificação de qualidade, pelo que houve a necessidade de reduzir substancialmente o número de processos de verificação detalhada previstos nos níveis 7
          e 8, tendo sido desencadeados no total 25 processos neste âmbito. Os resultados obtidos nos processos de verificação de qualidade foram difundidos pela comunidade de



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