Page 27 - Relatório de atividades e contas 2024
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4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
4.1. Integração de áreas e relação com a política pública
4.1.1. Gestão de sistemas e certificação
As linhas de ação para o ano de 2024 ao nível da gestão de sistemas e certificação
passaram pela contínua operacionalização do quadro legal do desempenho
energético dos edifícios e do apoio à operacionalização do Sistema de Gestão de
Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), assegurando a estabilidade das atividades
de gestão corrente.
Em paralelo, prosseguiu-se com a consolidação dos sistemas de classificação
existentes, num quadro de sustentabilidade, assentes no princípio da
circularidade, da eficiência ambiental e económica e de finanças sustentáveis.
Neste enquadramento, registam-se as seguintes atividades:
• Operacionalização do quadro legal relativo ao desempenho
energético de edifícios
o Registado um aumento do número
de documentos registados no
Sistema de Certificação Energética
dos Edifícios (SCE) (+8,8% que em
período homólogo) resultante do
aumento dos registos associados a SCE em 2024
projetos de edifícios novos e 249.625 certificados registados
sujeitos a grandes renovações. Por 57.957 projetos novos
13.339 projetos de reabilitação
oposição, os registos associados a 10.236 edifícios concluídos novos
edifícios existentes têm apresentado 1.402 edifícios concluídos reabilitados
uma trajetória descendente; 166.691 edifícios existentes
o Ao nível do acompanhamento 51.519.572 €/ano de poupança identificada
nos documentos registados
dos técnicos do SCE, verificou-se 654 processos de verificação de qualidade
um decréscimo das chamadas 541 PQ sujeitos a processos de verificação da
telefónicas recebidas (-19% que qualidade
54 PQ reconhecidos
no período homólogo), tendo sido 148 TRM reconhecidos
verificado um aumento no que diz 79 TGE reconhecidos
respeito aos emails recebidos 31 TIS reconhecidos
(+9,3% que no período 3.002 chamadas recebidas com questões
associadas ao SCE
homólogo); 97 % chamadas respondidas no próprio dia
o Realização de questionário anual 4.191 emails recebidos com questões
de satisfação para técnicos; associadas ao SCE
93 % emails respondidos no próprio dia
o Prossecução das atividades de 21 atividades ou ações de informação,
verificação e melhoria da divulgação e promoção junto dos stakeholders
qualidade, orientando a atividade 4,5 (em 5) grau de satisfação das ações de
sensibilização e informação
no sentido de um acompanhamento 4,2 (em 5) grau de satisfação dos técnicos
mais eficaz, preventivo e próximo SCE com o apoio técnico prestado
do trabalho dos técnicos do SCE;
o Produção, atualização e disponibilização de novos materiais,
ferramentas, manuais e guias para orientação e apoio aos técnicos na
sua atividade, com especial destaque para a publicação da 4.ª versão
das perguntas e respostas SCE, da nota técnica “Orientações
RAC 2024 27