Page 135 - Relatório de atividades e contas 2024
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pública, e à não concretização de alterações regulamentares estruturantes, a
concretização do investimento em manutenção evolutiva do portal OLMC
restringiu-se, em 2024, às necessidades urgentes no valor de 160,1 mil euros
(sendo que cerca de 50% deste valor refere-se a investimento diferido de 2023 e
executado em 2024), diferindo-se o remanescente da sua execução para 2025 e
anos seguintes conforme previsto no PAO 2025-2027. No suporte, na área de
atuação digitalização e sistemas de informação, o investimento realizado está
essencialmente relacionado com a subscrição de licenças de utilização de
ferramenta RMM (Remote Monitoring and Management). Trata-se de um sistema
de controlo e monitorização dos sistemas de informação com vista a permitir
receber alertas de anomalias, quer do funcionamento, quer de tentativas de
intrusão aos sistemas. Esta ferramenta pretende monitorizar e controlar
igualmente a gestão de pedidos de assistência técnica aos equipamentos, quer
dos servidores quer dos equipamentos em utilização pelos colaboradores da
ADENE. Na área de atuação melhoria contínua do sistema orçamental e de
reporte, foi previsto um investimento no montante de cerca de 18 mil euros, que
acabou por não se concretizar. Este investimento está relacionado com a aquisição
de novas licenças de utilizadores do ERP Primavera, bem como, com a ativação,
configuração e implementação da solução de Faturação Eletrónica. Ambos
acabaram por não se realizar. Em relação às licenças de utilizadores do ERP
Primavera o investimento foi previsto tendo por base a estimativa de aumento dos
utilizadores do ERP, o que não ocorreu e, por esse motivo, não se mostrou
necessário efetuar a aquisição de novas licenças. Em relação à implementação da
solução de Faturação Eletrónica, devido a constrangimentos diversos foi
necessário adquirir novas funcionalidades para que a solução na sua globalidade
pudesse ser implementada, pelo que, o investimento deverá ocorrer apenas no
início de 2025. Na área de atuação recrutamento e capacitação de valor
acrescentado, em Plano de Atividades, foi previsto um investimento no montante
de cerca de 79 mil euros, com vista à criação de um novo portal do colaborador,
que não chegou a realizar-se dado que houve a necessidade de se proceder à
reavaliação das prioridades estratégicas dentro desta área de atuação, bem como
à revisão das definições dos requisitos técnicos para a realização das consultas a
fornecedores. Foram consultados diversos fornecedores, mas, até à data, as
propostas apresentadas não satisfizeram os requisitos técnicos estabelecidos.
Prevê-se que este investimento só venha a ser realizado em 2025. Situação
patrimonial
RAC 2024 124