Page 5 - index
P. 5
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
90% 10
77,1%
80% 73,0% 9
73,7%
70% 63,6% 8 7
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia 8 4,6 ADENE - Agência para a Energia 6 5 4 3 ADENE - Agência para a Energia
60%
50%
40%
8,6
7,1
30%
6,4
20%
10%
0% 1,9 2,7 3 2 1 0
2016 2017 2018 2019
Certificação Energética (M€) Outras (M€) Cerificação Energética (% Total)
Rendimentos Certificação Energética
6
5 5,2 5,1
5 4,9
4
3,5
3 2,8
2,1
2 1,5
1
0
2017
2016 Diferidos Sustentabilidade (M€) 2018 Do Ano (M€) 2019
ADENE - Agência para a Energia Estes indicadores deixam patente a maior eficiência e produtividade que a organização alcançou no
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
último triénio.
Deste modo, é hora de fazer um balanço das atividades da ADENE e dos seus principais processos de
suporte desenvolvidos no triénio 2017-2019, salientando os fatores que mais contribuíram para os
referidos resultados.
Desde logo, ao nível dos Recursos Humanos, em 2017, foi criada a equipa (e a respetiva unidade
orgânica), e procedeu-se à avaliação de competências 360º de todos os colaboradores da ADENE e
membros do CA. Foi implementado, em 2018 e 2019, um sistema de gestão de desempenho (com
atribuição de prémios de desempenho), com base na definição de objetivos para cada colaborador,
equipa e para a organização. Foram, ainda, desenvolvidos planos de desenvolvimento pessoal para
cada colaborador e realizadas iniciativas de formação diversas aos colaboradores em linha com os
respetivos planos.
Ao nível dos Sistemas de Informação, foi criada a equipa (e a respetiva unidade orgânica), procedeu-
se a uma reformulação e standardização das ferramentas colaborativas e, em especial, foram
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia ADENE (como sejam, a certificação energética dos edifícios; a gestão dos consumos intensivos de
ADENE - Agência para a Energia
adquiridas competências de desenvolvimento de software e de gestão de operações críticas para a
energia; e o operador logístico de mudança de comercializador).
Foi, ainda, introduzido um conjunto de transformações nos processos de suporte (nomeadamente,
ao nível das compras, controlo financeiro, centro de serviço a clientes), processos que não existiam e
passaram a existir e a ser medidos e, portanto, passíveis de otimização, o que permitiu aumentar a
produtividade da organização.
Apresentam-se nas figuras seguintes as atividades e iniciativas que se consideram ser de destacar
associadas às diferentes áreas de atuação.
5/60