Page 4 - index
P. 4

ADENE - Agência para a Energia
                      ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia

            2.  Balanço do Triénio 2017-2019


            Em 2019, a ADENE observou uma evolução do seu modelo organizativo e de funcionamento para
            formato matricial, otimizada e alinhada com a cadeia de produção de valor de conhecimento e dos
                      ADENE - Agência para a Energia
                                               ADENE - Agência para a Energia
                                                                                                  ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia serviços que lhe estão associados e, ainda, a gestão de processos e projetos, com o objetivo de
                                                                        ADENE - Agência para a Energia
            assegurar eficiência organizacional e o uso eficiente de recursos.
            A nova orgânica de funcionamento (Inovação-Incubação-Operação) da ADENE veio demonstrar um
            maior enfoque nas suas atribuições, com o apoio direto das unidades de interface e passando a
            agregar as competências de suporte transversal.

            Deste modo, considera-se poderem já ser identificadas evidências do sucesso obtido com o novo
            modelo organizativo instituído em 2019.
            •  No início de 2017, estavam em curso na ADENE diversos projetos de investigação em diferentes
                unidades orgânicas responsáveis por executar processos contínuos pré-definidos de atividades
                económicas associadas às atribuições desta agência. Os ritmos diferenciados desses projetos e
                processos criavam constrangimentos ao nível da eficiência e produtividade dessas unidades. A
                criação  de  uma  nova  unidade  orgânica,  a  ADENE  Research,  enquanto  agregador,  gestor  e
                facilitador  interno  desses  projetos  e  submissão  de  novas  candidaturas,  conduziu  a  um
                crescimento de 33% no biénio 2017-2018 de projetos Inovação co-financiados. Com a criação do
                Grupo Inovação, partindo da experiência com a ADENE Research, e com ligação às diferentes
                áreas  de  atuação  da  ADENE,  verificou-se  um  crescimento  de  222%  no  triénio  2017-2019  de
                                                                                                  ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia •  No início de 2017, estava igualmente em desenvolvimento na ADENE, há já 4 anos, um sistema
                                                                        ADENE - Agência para a Energia
                      ADENE - Agência para a Energia
                                               ADENE - Agência para a Energia
                projetos Inovação co-financiados.
                voluntário de etiquetagem energética de produtos (SEEP) com sinais claros de insustentabilidade,
                nomeadamente com mais de 600 000€ de investimento acumulado e 5 000€/ano de retorno. Foi
                então tomada a decisão de criação de uma unidade orgânica de etiquetagem com a missão de
                renovar  a  marca  e  assegurar  o  desenvolvimento  de  um  modelo  de  sustentabilidade,  cuja
                monitorização de resultados determinaria a viabilidade da iniciativa. Neste contexto, ainda em
                2017, foi criada uma nova marca CLASSE+ alicerçada num novo modelo de sustentabilidade, que
                se encontra hoje já em consolidação financeira. A experiência da referida unidade veio mostrar a
                relevância da preparação, conceção e teste em contexto real, de atividades e funcionalidades
                sustentáveis para as atividades económicas atuais e futuras da ADENE. Deste modo, foi criado o
                Grupo Incubação que no seu primeiro ano conseguiu, nomeadamente, criar uma nova marca de
                classificação de eficiência hídrica (AQUA+), conceber o modelo de sustentabilidade, testar em
                projetos-piloto e operacionalizá-lo com a emissão das 30 primeiras classificações.
            A ADENE concluiu o ano de 2019 com um Resultado Líquido de 6 596k€, o que traduz um crescimento
            de 76,6% relativamente ao ano anterior. E porque 2019 é o 3.º ano de mandato do atual Conselho de
            Administração,  importa  analisar  o  triénio  2017-2019  que  revela  esta  tendência  crescente  dos
                      ADENE - Agência para a Energia
                                                                        ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia particular, numa redução significativa do peso dos gastos indiretos, que em 2017 eram de 71% e em
                                               ADENE - Agência para a Energia
                                                                                                  ADENE - Agência para a Energia
            resultados líquidos, alicerçada numa tendência geral crescente dos rendimentos de exploração e, em
            2019, de 42,5%.
            De igual modo se pode salientar a tendência de crescimento, muito substancial, do volume das fontes
            de financiamento adicionais à principal atividade de Certificação Energética, com crescimentos face
            ao  registado  no  ano  de  2016,  de  42%  (2017),  142%  (no  excecional  ano  de  2018)  e  58%  (2019),
            contrabalançando  a  tendência  crescente  de  rendimentos  da  Certificação  Energética  que,  na  sua
            quase  totalidade,  foram  associados  à  contabilização  dos  efeitos  da  sustentabilidade  com  o
            reconhecimento de receitas diferidas dos anos anteriores.








            4/60
   1   2   3   4   5   6   7   8   9