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ADENE - Agência para a Energia
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2. Balanço do Triénio 2017-2019
Em 2019, a ADENE observou uma evolução do seu modelo organizativo e de funcionamento para
formato matricial, otimizada e alinhada com a cadeia de produção de valor de conhecimento e dos
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ADENE - Agência para a Energia serviços que lhe estão associados e, ainda, a gestão de processos e projetos, com o objetivo de
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assegurar eficiência organizacional e o uso eficiente de recursos.
A nova orgânica de funcionamento (Inovação-Incubação-Operação) da ADENE veio demonstrar um
maior enfoque nas suas atribuições, com o apoio direto das unidades de interface e passando a
agregar as competências de suporte transversal.
Deste modo, considera-se poderem já ser identificadas evidências do sucesso obtido com o novo
modelo organizativo instituído em 2019.
• No início de 2017, estavam em curso na ADENE diversos projetos de investigação em diferentes
unidades orgânicas responsáveis por executar processos contínuos pré-definidos de atividades
económicas associadas às atribuições desta agência. Os ritmos diferenciados desses projetos e
processos criavam constrangimentos ao nível da eficiência e produtividade dessas unidades. A
criação de uma nova unidade orgânica, a ADENE Research, enquanto agregador, gestor e
facilitador interno desses projetos e submissão de novas candidaturas, conduziu a um
crescimento de 33% no biénio 2017-2018 de projetos Inovação co-financiados. Com a criação do
Grupo Inovação, partindo da experiência com a ADENE Research, e com ligação às diferentes
áreas de atuação da ADENE, verificou-se um crescimento de 222% no triénio 2017-2019 de
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ADENE - Agência para a Energia • No início de 2017, estava igualmente em desenvolvimento na ADENE, há já 4 anos, um sistema
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projetos Inovação co-financiados.
voluntário de etiquetagem energética de produtos (SEEP) com sinais claros de insustentabilidade,
nomeadamente com mais de 600 000€ de investimento acumulado e 5 000€/ano de retorno. Foi
então tomada a decisão de criação de uma unidade orgânica de etiquetagem com a missão de
renovar a marca e assegurar o desenvolvimento de um modelo de sustentabilidade, cuja
monitorização de resultados determinaria a viabilidade da iniciativa. Neste contexto, ainda em
2017, foi criada uma nova marca CLASSE+ alicerçada num novo modelo de sustentabilidade, que
se encontra hoje já em consolidação financeira. A experiência da referida unidade veio mostrar a
relevância da preparação, conceção e teste em contexto real, de atividades e funcionalidades
sustentáveis para as atividades económicas atuais e futuras da ADENE. Deste modo, foi criado o
Grupo Incubação que no seu primeiro ano conseguiu, nomeadamente, criar uma nova marca de
classificação de eficiência hídrica (AQUA+), conceber o modelo de sustentabilidade, testar em
projetos-piloto e operacionalizá-lo com a emissão das 30 primeiras classificações.
A ADENE concluiu o ano de 2019 com um Resultado Líquido de 6 596k€, o que traduz um crescimento
de 76,6% relativamente ao ano anterior. E porque 2019 é o 3.º ano de mandato do atual Conselho de
Administração, importa analisar o triénio 2017-2019 que revela esta tendência crescente dos
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ADENE - Agência para a Energia particular, numa redução significativa do peso dos gastos indiretos, que em 2017 eram de 71% e em
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resultados líquidos, alicerçada numa tendência geral crescente dos rendimentos de exploração e, em
2019, de 42,5%.
De igual modo se pode salientar a tendência de crescimento, muito substancial, do volume das fontes
de financiamento adicionais à principal atividade de Certificação Energética, com crescimentos face
ao registado no ano de 2016, de 42% (2017), 142% (no excecional ano de 2018) e 58% (2019),
contrabalançando a tendência crescente de rendimentos da Certificação Energética que, na sua
quase totalidade, foram associados à contabilização dos efeitos da sustentabilidade com o
reconhecimento de receitas diferidas dos anos anteriores.
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