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ADENE - Agência para a Energia
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de Euros/anuais, com implicações diretas no conforto, na saúde e nos gastos. Este valor agregado
corresponde a evitar 29 vezes o consumo anual de energia do Hospital de Santa Maria em Lisboa.
ADENE - Agência para a Energia Estas são oportunidades para os portugueses melhorarem os seus imóveis, o seu estilo de vida, tanto a
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nível de conforto, como a nível de poupança, valorizando o seu imóvel. O que pode representar em termos
de mercado imobiliário um acréscimo médio de até 10% no seu valor para as classes A e A+, para além de
usufruir de benefícios fiscais significativos no IMI e IMT.
Para fazer face ao volume de trabalho crescente e à agilização e otimização da execução das
responsabilidades da ADENE, em 2017 realizou-se uma reestruturação da gestão da Certificação Energética
dos Edifícios tendo-se estabelecido três novas áreas de coordenação: Portal da Certificação Energética dos
Edifícios, Operação Técnica e Verificação de Qualidade. Em paralelo, foi dado início a um processo de
reforço de recursos humanos, essencialmente de Peritos Qualificados, que se prolongará até meados de
2018, em cumprimento da avaliação e da execução do respetivo plano de necessidades de RH.
Desenvolvimento e gestão de Portais
Como ferramentas de apoio, não só à comunicação propriamente dita relativa à certificação energética,
mas também à própria emissão dos certificados energéticos, a ADENE gere nesta área 2 portais – o portal
público e a plataforma privada para registo de documentos.
No que diz respeito ao portal público (www.sce.pt), foram realizados todos os trabalhos preparatórios para
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ADENE - Agência para a Energia a atualização que se levou a cabo neste portal, em particular a preparação de conteúdos adequados aos
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vários públicos-alvo – particulares, investidores, profissionais e institucional – e a migração deste portal
para uma tecnologia já utilizada noutras plataformas geridas pelas ADENE. Este novo portal foi divulgado
já no início do ano de 2018.
Relativamente à plataforma de registo, e com a preocupação de desenvolvimento de melhorias contínuas
na mesma, foram realizadas algumas intervenções que potenciaram a utilização dos certificados
energéticos, como seja o caso particular do IFRRU. Para a utilização plena desta situação foi necessário
desenvolver, não apenas todas as medidas de melhoria passíveis de serem utilizadas para a candidatura a
este mecanismo de apoio, mas também as ferramentas de comunicação para ligação entre a base de dados
do SCE e a plataforma de submissão das propostas junto da banca e IFRRU.
Adicionalmente, e a título de exemplo, a plataforma sofreu também melhorias ao nível do próprio
formulário para incluir o contributo de energia renovável decorrente da utilização de bombas de calor no
seguimento da publicação do despacho nº 3777/2017 de 5 de maio, da atualização da lista de medidas de
melhoria disponíveis para edifícios de habitação e de comércio e serviços, a recuperação e adaptação da
funcionalidade de verificação de qualidade, a implementação de mecanismos de comunicação
(webservices) entre diversas entidades e a base de dados SCE, não esquecendo as necessárias correções de
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pequenos bugs identificados na plataforma.
Operação Técnica
Durante o ano de 2017 foram prestadas 3170 horas de esclarecimento e apoio técnico a peritos
qualificados, responsáveis por 1820 interações por e-mail e telefone. A ADENE iniciou um processo para
aumentar a disponibilidade e a sua produtividade neste acompanhamento reduzindo o numero de
interações repetidas e executando a estratégia de internalização de recursos humanos para garantir para
apoio via Academia ADENE na área de formação de técnicos de Certificação Energética dos Edifícios, do
qual espera obter resultados até ao final do ano de 2018. Este processo passou pelo reestruturar dos
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