Nos próximos dias 3 e 4 de outubro realizam-se em Amã, Jordânia, o primeiro workshop do projeto meetMED e a sexta edição da conferência internacional anual da rede MEDENER, a rede do mediterrâneo que reúne 14 agências de energia com atividade nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis.

logo meetMED

Ambos os eventos são organizados no âmbito do projeto meetMED – Mitigation Enabling Energy Transition in the MEDiterranean Region, o primeiro da rede MEDENER com financiamento europeu, gerido em consórcio com o RCREEE (Regional Center for Renewable Energy and Energy Efficiency), e que visa promover a transição energética em países do sul e leste do Mediterrâneo.

Inserido numa atividade do projeto coordenada pela ADENE, o “Workshop on Energy Efficiency and Renewable Energy Strategies and Policies” de 3 de outubro reúne pela primeira vez a “meetMED Regional Experts Network”, uma rede de peritos de eficiência energética e energias renováveis do Mediterrâneo. Nele serão apresentados e discutidos os Country Policy Papers preparados pelos parceiros do projeto, visando a elaboração de um relatório final sobre políticas e estratégias de eficiência energética e energias renováveis nos 8 países do Mediterrâneo Sul e Oriental envolvidos no meetMED: Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina e Tunísia. Para além do papel de coordenador, a ADENE apresentará o relatório sobre Portugal, destacando duas boas práticas nacionais: o Barómetro Eco.AP e o Observatório da Energia. Consultar programa.

No dia 4 de outubro realiza-se a 6th MEDENER International Conference on Energy Transition in the Euro-Mediterranean Region que este ano tem como tema “Energy efficiency and energy prices: a peaceful solution to the jigsaw”. Organizada em parceria com o NERC (National Energy Research Center) da Jordânia, esta edição debruça-se sobre o papel dos preços da energia enquanto fator determinante na tomada de decisões em matéria de eficiência energética e utilização de energias renováveis nos setores residencial, transportes e industrial nos países do Mediterrâneo. Face às experiências distintas dos países da União Europeia (e.g., preços fortemente influenciados pelas tarifas de acesso à rede, impostos e taxas) e do Sul do Mediterrâneo (e.g., preços fortemente subsidiados pelo Estado), os participantes irão discutir as consequências das ineficiências dos mercados energéticos no comportamento do consumidor e na conceção e implementação de políticas de eficiência energética. Consultar programa.

Mais informação em: 6ª Conferência Internacional do MEDENER.