A ADENE realizou no passado dia 20 de novembro de 2019 um workshop no quadro do projeto europeu iBRoad – individual Building Renovation Roadmaps, que tem como objetivo criar as bases para o desenvolvimento de passaportes de renovação dos edifícios e o registo de alterações – logbook – para monitorizar as ações de renovação desses edifícios.

O evento contou com a participação de representantes de diversos stakeholders nacionais e com a comunidade de peritos qualificados, num total de 30 participantes. As apresentações realizadas permitiram discutir aspetos relacionados com as vantagens e desafios na implementação da abordagem prevista no projeto em contexto nacional.

Registou-se a perceção generalizada por parte da audiência de que o passaporte para a reabilitação, orientado para o contexto particular de cada consumidor, e a monitorização da renovação dos edifícios irão permitir diversas vantagens do ponto de vista de cada stakeholder.

A conclusão dos trabalhos do projeto está prevista para maio do próximo ano sendo, no entanto, já possível a consulta de vários relatórios em https://ibroad-project.eu/.

A ADENE colabora no projeto iBRoad com responsabilidades na análise do país sob os princípios do iBROAD, através do mapeamento de dados, e na execução de testes de campo do conceito e das ferramentas inovadoras do iBROAD. Esses testes de campo irão permitir um feedback fundamental para as análises de viabilidade e replicabilidade do modelo para outras tipologias de construção. A ADENE também é responsável pelo desenvolvimento das diretrizes e módulos gráficos para o logbook iBROAD.

Mais detalhes sobre este e outros projetos no site ADENE.

Workshop do projeto iBRoad propõe novidades na renovação de edifícios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email