UE investe 121 milhões de euros em projetos nos domínios do ambiente, da natureza e da ação climática

A Comissão Europeia anunciou, a 17 de fevereiro, um investimento de 121 milhões de euros em novos projetos integrados no âmbito do Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE). Este financiamento fomentará a recuperação ecológica e apoiará 12 projetos de grande envergadura nos domínios do ambiente e do clima em 11 Estados-Membros. Países como a Portugal, Bélgica,  Alemanha, Irlanda, França, Itália, Letónia, Hungria, Países Baixos, Polónia e Eslováquia poderão, assim, atingir os seus objetivos ecológicos. 

Os projetos integrados visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, apoiando os Estados-Membros no cumprimento da legislação da UE em seis domínios: natureza, água, ar, resíduos e alterações climáticas (atenuação e adaptação). Apoiarão ainda os planos necessários para aplicar a legislação ambiental e climática de forma coordenada e numa escala territorial alargada.

«A concretização do Pacto Ecológico Europeu exige que comecemos a mobilizar os recursos sem precedentes que estão disponíveis para a transição ecológica europeia no orçamento de longo prazo e no fundo de recuperação. Os projetos integrados LIFE destinam-se a apoiar medidas concretas de proteção do ambiente, de recuperação da natureza e de promoção da biodiversidade. Este investimento ajudará países e regiões a enfrentar as crises climática e de biodiversidade e a construir um futuro justo e sustentável.» foram as palavras de Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, relativamente a este investimento

Para conhecer quais os projetos abrangidos por este apoio, consulte aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email