Durante o ano de 2019, a ADENE promoveu a realização de várias sessões de divulgação dirigidas a municípios, Peritos Qualificados e Gestores Locais de Energia (GLE), neste último caso, ao abrigo do apoio técnico ao programa ECO.AP contratualizado com a Direção-Geral de Energia e Geologia.

As sessões para os municípios focaram o papel destes enquanto entidades licenciadoras e também enquanto proprietários. As 8 sessões realizadas contaram com uma presença de 170 técnicos e cobriram um total de 63 municípios, que correspondem a, aproximadamente, 22% da extensão de Portugal Continental e cerca de 29% do parque edificado, bem como 31% do parque edificado já certificado (representando 241M€ de potencial de poupança na fatura energética identificada por intermédio da certificação energética). Foi analisada a articulação entre os procedimentos administrativos ao nível dos licenciamentos municipais e os pressupostos e objetivos da certificação energética, contando com a apresentação de vários casos práticos.  Foi proporcionado o debate sobre o posicionamento dos municípios ao nível da certificação energética: no que diz respeito aos imóveis que possuem a seu cargo e que gerem, bem como as estratégias que poderiam assumir para promover a eficiência energética e a diminuição dos seus consumos de energia.

Foram igualmente realizadas ações que envolveram a comunidade de Peritos Qualificados, num total de 9 sessões envolvendo cerca de 500 peritos. Nas sessões foram sobretudo analisadas as situações de não conformidades detetadas em processos de verificação de qualidade, de que são exemplo  as relacionadas com a ventilação dos edifícios, com os sistemas de energias renováveis ou com a eficiência dos sistemas técnicos. Na sequência dessa análise, foram abordadas e recolhidas as boas práticas e os procedimentos mais adequados, dentro do quadro legislativo, para a identificação, caracterização e emissão dos certificados energéticos pelos peritos.

Quanto às sessões vocacionadas para os Gestores Locais de Energia (GLE), organizadas em colaboração com a DGEG e no âmbito do programa ECO.AP, destacam-se os workshops de capacitação “Sou GLE, e agora?”, que visaram clarificar as incumbências dos GLE recém-nomeados pelas entidades públicas, apresentar as ferramentas que têm ao seu dispor, bem como apoiá-los a melhorar o desempenho energético e a reduzir custos com a energia nos respetivos serviços ou organismos.  No total foram realizadas 5 sessões, com a presença de mais de 90 GLE. O foco esteve no papel dos GLE na promoção da eficiência energética na Administração Pública, bem como em temas específicos como a iluminação, sistemas fotovoltaicos, biomassa e solar térmico, climatização, contratação pública e financiamento de medidas de eficiência energética e mobilidade elétrica.

A adesão significativa e os contributos dos municípios, peritos qualificados e GLE nas sessões realizadas, reforçam as expectativas da ADENE quanto ao sucesso dos resultados a alcançar no ano de 2020 com a continuidade e aprofundamento destas sessões pelo país.

Sessões de divulgação para GLE, municípios e PQ com forte adesão em 2019
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email