ADENE marca presença na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2019

A ADENE participou na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2019, com a conferência sobre o tema “’Qual o futuro da habitação em Lisboa: construção ou reabilitação?” realizada no dia 9 de abril. O evento visava contribuir para a reflexão sobre o valor da sustentabilidade e da eficiência energética nos novos produtos imobiliários em desenvolvimento e o seu reconhecimento pelo mercado.

A conferência incluiu um painel dedicado ao tema “A certificação energética e a etiquetagem de materiais – contributo à criação de valor”, coordenado pela ADENE, no qual se reforçou o papel da certificação energética como elemento de apoio à caracterização do parque edificado, à identificação de potenciais de poupança e de estratégias para a redução de consumos e a melhoria das condições de conforto, tendo sido também apresentados alguns benefícios  fiscais e incentivos financeiros aplicáveis à reabilitação dos edifícios.  

O painel foi complementado com o contributo da ANFAJE – Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes, que deu nota das perspetivas para o setor e importância de dispor de instrumentos como a etiqueta energética CLASSE+ de janelas que evidencia a eficiência dos produtos da construção para os consumidores.

Esta conferência serviu, ainda, de ocasião para o lançamento do Guia Exclusivo das Janelas Eficientes, uma iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e da ANFAJE, que a ADENE apoiou através do sistema de etiquetagem CLASSE+, e também para a apresentação  do novo portal CLASSE+.

O portal CLASSE+ é dirigido aos consumidores, com informação e dicas sobre produtos mais eficientes. De destacar o guia “3 passos para escolher janelas eficientes”, agora disponível no portal, que orienta os consumidores na escolha das empresas para instalar novas janelas, ajudando-os a tomar decisões informadas de modo a alcançar uma maior poupança e um maior conforto nas suas casas.

Reabilitar, investindo de acordo com as indicações do Certificado Energético e da Etiquetagem Energética, comporta benefícios não só ao nível da poupança na fatura energética e do conforto da habitação, como constitui também uma vantagem competitiva no mercado, contribuindo para a valorização dos imóveis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email