ENR

Nos dias 12 a 13 de fevereiro de 2020, na Scotland House, em Bruxelas, realizou-se a M66 Regular & Full Meeting da EnR – European Energy Network. Na reunião foram efetuados pontos de situação das iniciativas desenvolvidas em 2019, durante a presidência inglesa da rede, e debatidos temas de interesse para os membros da EnR, em especial as atividades e projetos dos seus oito grupos de trabalho.

Na abertura da reunião, Philip Sellwood, CEO do Energy Saving Trust (EST, Reino Unido) afirmou que, apesar da saída do Reino Unido da União Europeia, o EST mantém-se um membro ativo da rede, como ficou demonstrado ao longo da Presidência EnR em 2019. Destacou ainda o facto do Reino Unido ter sido o primeiro país a comprometer-se, por lei, a alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e, recentemente, ter decidido antecipar a proibição de venda de novos carros a gasolina e diesel já em 2035, ambas as iniciativas alinhadas com os objetivos europeus em matéria de energia e clima.

Neste contexto, na sessão de oradores convidados dedicada ao “European Green Deal” foram debatidas as oportunidades de colaboração da rede EnR com a Comissão Europeia em áreas como a integração inteligente, a “onda de renovação” de edifícios e a transição justa, temas estes que constituem a base do plano de trabalho apresentado pela RVO (Holanda), que nesta reunião assumiu a Presidência EnR para 2020.

Constituída em 1992, a Rede Europeia de Energia (EnR) é uma rede voluntária de agências nacionais de energia da Europa que visa partilhar informação, promover as energias sustentáveis e disseminar boas práticas. Reunindo 25 agências da UE e fora dela, a rede incentiva a cooperação entre os membros e os principais atores europeus em assuntos relativos à eficiência energética, as energias renováveis e a mitigação das alterações climáticas.

Mais informações: http://enr-network.org/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email