ADENE

Rota da Energia celebra um ano

O Dia Mundial da Criança de 2021 foi a data em que se deu início a um importante caminho na área da literacia energética que envolveu alunos e professores em escolas, técnicos municipais, empresas e público em geral num objetivo comum: trazer os temas da eficiência energética à ordem do dia. Foi a apresentação oficial da Rota da Energia, da ADENE, que aposta na disseminação de informação relevante para o dia-a-dia de todos os usuários de energia, ou seja, todos os cidadãos.

Um ano de Rota da Energia celebrou-se hoje na Escola Básica Fernando Pessoa, em Lisboa com uma sessão especial, a nº 153, que contou com a presença do Presidente e Administrador da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente, o Professor Miguel de Castro Neto, a Diretora Municipal Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, Catarina Freitas, do Prof. Pedro André da Direção do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa e ainda Nelson Lage, Presidente da ADENE, presenças especiais nesta sessão de celebração.

O Presidente da ADENE convocou os alunos para esta missão que é de todos: “Com a sessão a que vão assistir vamos perceber como juntos podemos tornar o planeta mais sustentável, através das nossas escolhas mais eficientes no consumo da energia e da água.

Pelo caminho percorrido durante um ano, reuniram-se feedbacks positivos e uma aceitação muito satisfatória da generalidade dos públicos envolvidos.

Da Escola do Paço do Sousa, Penafiel, foi transmitido que “Constatamos que os alunos ficaram sensibilizados para a mudança de práticas diárias contribuindo assim para um mundo mais verde.”

Já na Escola do Pinheiro, também em Penafiel, professores e alunos consideraram que os conteúdos abordados são atuais, pertinentes e apontaram práticas para a sustentabilidade, dando o exemplo do cálculo da pegada carbónica. Segundo a professora, “os alunos apreciaram as atividades propostas e destacaram a dinâmica criada, com um bom equilíbrio entre a componente teórica e a componente prática.”

Na Escola da Vera Cruz, em Aveiro, reitera-se a opinião positiva, havendo o reconhecimento da importância de se “falar das questões ambientais que nos preocupam a todos.“

Com o balanço positivo por parte de público e de equipa de formadores envolvida, os números da Rota da Energia comprovam esta aceitação por parte dos municípios, empresas e escolas envolvidos. A Rota chegou a:

 

Para acompanhar o percurso da Rota da Energia, acompanhe as redes sociais da ADENE – Linkedin e Facebook, onde damos nota das ações regularmente desenvolvidas.