Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, a ADENE participou na terceira reunião de consórcio do projeto X-tendo – eXTENDing the energy performance assessment and certification schemes via a modular approach. Este projeto europeu financiado pelo programa Horizonte 2020, no qual a ADENE intervém, tem por objetivo apoiar as autoridades públicas na transição para a próxima geração de sistemas de certificação do desempenho energético dos edifícios.

Na reunião realizada online foram apresentados e debatidos os resultados obtidos nos últimos 6 meses do projeto, nomeadamente os relativos às funcionalidades de poluição do ar exterior, consumos reais de energia, registo de alterações dos edifícios (logbook), opções de financiamento e one-stop-shops.

Na tarde de 1 de outubro, teve lugar um workshop do projeto, no qual Rebecca Kanellea da EASME apresentou  os mais recentes projetos financiados pelo Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, relativos ao futuro dos sistemas de certificação do desempenho energético dos edifícios

O workshop contou com uma sessão temática liderada por Marteen de Groote da VITO sobre o contributo dos certificados energéticos para o conforto das habitações. Na sessão foram ainda abordados os temas relativos ao indicador para medir a aptidão dos edifícios para tecnologias inteligentes – smart readiness indicator (Marteen de Groote, VITO), conforto (Sheikh Zuhaib, BPIE) e poluição do ar exterior (Jerzy Kwiatkowski, NAPE).

Numa segunda sessão dedicada às oportunidades de mercado, moderada por Rui Fragoso da ADENE, foram abordados os temas do registo de alterações dos edifícios – logbook (Zsolt Toth, BPIE), as recomendações de medidas de melhoria (Iná Maia, TU WIEN) e as one-stop-shops (Neuza Rosa, ADENE) foram os temas escolhidos.

AQUI pode aceder às apresentações do workshop.

Consulte o website do projeto para saber mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email