Publicado sexto relatório de Progresso de Grupo de Coordenação da ELPRE

Já se encontra disponível o sexto relatório de Progresso do Grupo de Coordenação da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios até 2050 (ELPRE), que reporta as atividades levadas a cabo entre dezembro de 2023 e maio de 2024.

Alguns dos resultados presentes neste relatório acompanham a aposta que Portugal tem feito nas energias renováveis, com o indicador de produção de energia renovável local a registar um considerável aumento em todo o parque de edifícios, ultrapassando já em 2022 a meta de 11% definida para 2030, com um valor de 17,1%.

De forma resumida e considerando o mix energético atual e alguns esforços ao nível da reabilitação energética do parque de edifícios, o consumo de energia primária e as emissões de CO2 estão a caminhar numa trajetória favorável face à descarbonização.

Entre as grandes missões da Estratégia estão a promoção da melhoria do desempenho energético do parque imobiliário nacional, potenciando, até 2050, uma poupança cumulativa de energia primária de 34% e uma redução das emissões de CO2 de 77%, relativamente a 2018, contribuindo para que Portugal atinja os objetivos em matéria de energia e clima.

As medidas previstas na ELPRE agrupam-se em 7 eixos de atuação: Renovação do Edificado; Edifícios Inteligentes; Certificação Energética; Formação e Qualificação; Combate à Pobreza Energética; Informação e Consciencialização; Monitorização.

A ADENE, enquanto Agência Nacional de Energia, faz parte do Grupo de Coordenação, a par com a Direção-Geral de Energia e Geologia, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P., e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.

Pode consultar o relatório AQUI.