O projeto X-tendo visa apoiar as autoridades públicas na definição e implementação de medidas que aumentem a conformidade, confiabilidade, usabilidade e convergência da próxima geração de ferramentas de avaliação e certificação de desempenho energético dos edifícios.
Os objetivos estratégicos do X-tendo são:
(1) permitir avaliar, demonstrar e encorajar, a implementação da próxima geração de ferramentas de avaliação de desempenho energético e certificação de edifícios, e
(2) melhorar a confiabilidade, usabilidade e a convergência de práticas e ferramentas relacionadas a certficados energéticos (CEs) de próxima geração em toda a União Europeia.
Isso implica os seguintes objetivos específicos:
Objetivo 1: Facilitar a convergência de qualidade e confiabilidade dos CEs em toda a UE, identificando os pontos fortes dos atuais esquemas de CE e iniciando sinergias direcionadas aos decisores políticos.
Objetivo 2: Elaborar abordagens para melhorar os atuais certificados de desempenho energético e desenvolver uma caixa de ferramentas integrada online com recursos para CEs de próxima geração.
Objetivo 3: Garantir que os recursos desenvolvidos e as diretrizes gerais para melhorar os CEs estejam alinhados com os seguintes critérios transversais: (1) CEs mais confiáveis e de alta qualidade, (2) facilidade de uso, (3) viabilidade económica dos CEs e ( 4) consistência com as normas CEN/ISO.
Objetivo 4: Avaliar e demonstrar a aplicabilidade dos recursos de CEs de próxima geração desenvolvidos em nove países e demonstrar o potencial de práticas de CEs de próxima geração com vista à adoção de recursos de CE de próxima geração em toda a UE.
Objetivo 5: Promover, disseminar e garantir a exploração da caixa de ferramentas X-tendo durante a vida útil do projeto e além do mesmo, e garantir o envolvimento das principais partes interessadas, que facilitarão o caminho para uma implementação bem-sucedida dos recursos CEs de próxima geração.
A par dos contributos para os outputs globais do projeto, a ADENE está especialmente envolvida
no desenvolvimento da metodologia e na fase de testes das seguintes funcionalidades:
“Conforto” – Teste em Edifício;
“Building Logbook” – Teste de sistema/utilizador;
“Opções de financiamento” – Teste de sistema/utilizador;
“One-stop-shops” – Teste de sistema/utilizador.
O principal resultado do projeto X-tendo é uma caixa de ferramentas online, https://x-tendo.eu/toolbox/, que permitirá às autoridades públicas e agências de energia melhorar os seus esquemas de CE atuais, evoluindo para os esquemas CE de próxima geração. A intenção da caixa de ferramentas não é fornecer pacotes de software prontos para uso. Em vez disso, as metodologias de cálculo fornecidas para implementação dos recursos de CE de próxima geração serão discutidas, desenvolvidas e testadas neste projeto até um nível pré-mercado.
A caixa de ferramentas X-tendo será orientada pelo usuário e testada para maximizar a aplicabilidade num ambiente centrado em políticas. Usando uma estrutura modular, permitirá que os decisores políticos naveguem para os recursos do CE (por exemplo, indicador de inteligência ou conforto, consumo de energia medido, recomendações de renovação) e para o nível de informação mais relevante para eles. A implementação “harmonizada” dos recursos CE de próxima geração na caixa de ferramentas X-tendo, contribuirá para uma convergência gradual dos esquemas CE em toda a Europa.
Desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia. Reforço do posicionamento de Portugal na linha da frente da descarbonização e da transição energética. Contributo para a evolução do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE).
Implementação de ferramentas e indicadores previstos na Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios como, por exemplo, o indicador de conforto associado ao Certificado Energético, a dinamização das opções de financiamento, as one-stop-shops e o desenvolvimento do building logbook (também previsto na Estratégia de Longo prazo para a renovação energética).
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
Coordenador
TU Wien – Technische Universität Wien (AT)
VITO – Flemish Institute for Technological Research (BE)
e-think – Zentrum für Energiewirtschaft und Umwelt (AT)
BPIE – Buildings Performance Institute Europe a.s.b.l (BE)
ADENE – Agência para a Energia (PT)
CRES – Centre for Renewable Energy Sources and Saving (GR)
TREA – Tartu Regional Energy Agency (EE)
AAECR – Romanian Association of Energy Auditors for Buildings (RO)
DEA – Danish Energy Agency (DK)
EASt – Energieagentur Steiermark (AT)
NAPE – National Energy Conservation Agency (PL)
EST – Energy Saving Trust (UK)
ENEA – National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development (IT)
Última Atualização: 30/04/2023
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.