meetMED

MITIGATION ENABLING ENERGY TRANSITION IN THE MEDITERRANEAN REGION II

Informação do projecto

Resumo

O projeto meetMED II visa reforçar a implementação de medidas de eficiência energética nos países do Sul do Mediterâneo, com foco nos setores dos edifícios e dos equipamentos domésticos consumidores de energia.

Descrição

O projeto meetMED I, gerido pelo MEDENER (Mediterranean Association of National Agencies for Energy Management) em consórcio com o RCREEE (Regional Center for Renewable Energy and Energy Efficiency), decorreu entre 2018 e 2020, com um orçamento total de aprox. 2 MEUR.  Desenvolvido no âmbito da Plataforma para a Eficiência Energética e Energias Renováveis da União para o Mediterrâneo, o projeto visava reforçar e promover a cooperação regional no Mediterrâneo, procurando acelerar a transição energética na Argélia, Egipto, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina e Tunísia.

O projeto meetMED II dirige-se aos 8 países do Sul da Bacia do Mediterrâneo acima indicados e dará seguimento aos trabalhos sobre estratégias e políticas de eficiência energética desenvolvidos no meetMED I, focando-se no setor dos edifícios e dos equipamentos domésticos consumidores de energia. Serão ainda implementados projetos piloto nas áreas da renovação de edifícios, da implementação das novas metodologias e tecnologias e exploração de dados e indicadores nos países-alvo. Serão também promovidas ações de formação e sensibilização, potenciando a troca de experiências entre os países das margens norte e sul do Mediterrâneo.

Principais atividades ADENE

No meetMED II, a ADENE lidera as seguintes atividades:

  • Concerted Action Buildings – ação concertada com 4 grupos de trabalho visando apoiar os decisores na implementação de políticas no setor dos edifícios e promover a troca de experiências e boas práticas.
  • Twinning Cities Agreements – parcerias entre cidades para fomentar o diálogo e troca de experiências sobre eficiência energética em edifícios, facilitando a realização de atividades previstas nos Planos de Ação de cidades signatárias do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.
  • PrioritEE Decision Support Tool – transferência de uma ferramenta de priorização de medidas de eficiência energética em edifícios da Comunidade de Edifícios Eficientes do projeto Interreg MED Efficient Buildings (ADENE é parceira) e respetiva implementação na Argélia e Palestina.
  • Water-Energy Nexus – desenvolvimento de metodologia para monitorização de indicadores de eficiência água-energia e implementação de projetos-piloto, a nível local, na Argélia, Jordânia e Marrocos.

Principais entregáveis

  • 6 acordos de geminação entre cidades do norte e sul do Mediterrâneo
  • Recomendações de políticas a implementar no setor dos edifícios
  • Ferramentas online para prioritização de medidas de eficiência energética nos edifícios
  • Fóruns para promoção de investimento

Contributo para
a missão da ADENE

O projeto meetMED, coordenado pela rede MEDENER (do qual a ADENE é parceira), está alinhado com a missão da ADENE nomeadamente no que diz respeito à cooperação internacional na região do Mediterrâneo, dando resposta aos objetivos de desenvolvimento de atividades de promoção da eficiência energética em edifícios e em equipamentos consumidores de energia, da eficiência no nexus água-energia e da ação ao nível local, contribuindo para a melhoria da literacia energética de técnicos municipais.

Contributos para as políticas públicas nacionais

Os acordos de geminação entre cidades do norte e sul do Mediterrâneo, onde serão realizadas troca de experiências sobre barreiras e casos de sucessos na promoção da eficiência energética em edifícios, contribuirão para os objetivos definidos no RNC 2050 e no PNEC 2030.

Informação Financeira

Instrumento financeiro

European Neighbourhood Instrument (ENI)

Aviso

Número do GA

n.a.

Orçamento total

5 000 000,00 €

Orçamento ADENE

167 759,00 €

Duração

janeiro 2021 a junho 2024

Última Atualização: abril 2023

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia, e não podendo esta vir a ser responsabilizada por elas.

ADENE
Financiada pela União Europeia