Apoio aos Estados-Membros na definição ou melhoria de políticas direcionadas para as Pequenas e Médias Empresas (PME), tendo em vista a realização de auditorias energéticas e a implementação das medidas de melhoria custo-eficazes recomendadas.
O LEAP4SME visa a melhoria da eficiência energética em PME, através da avaliação e desenvolvimento de enquadramentos legislativos adequados à realização de auditorias energéticas, identificando, quer as necessidades específicas, quer as barreiras que as PME enfrentam.
O projeto disponibiliza as ferramentas necessárias e relevantes às entidades nacionais, nomeadamente estudos de benchmarking e recomendações de melhoria de políticas, tendo como resultado políticas de auditoria energética mais enquadradas com as necessidades das PME e benéficas para o ambiente.
Análise e definição de indicadores específicos, que englobem o conceito de eficiência de recursos
Avaliação de auditorias de eficiência energética em PME, designadamente em termos do enquadramento legislativo, considerando:
O projeto contribui para a dinamização do setor empresarial e para a definição de instrumentos e políticas que promovam o aumento da eficiência dos seus processos e, em última análise, para a transição energética. O foco particular do LEAP4SME é no setor empresarial e associativo, nomeadamente PME e suas representantes, contribuindo para a prossecução das metas nacionais de descarbonização.
O projeto contribui diretamente para a melhoria das políticas públicas nacionais na área da eficiência energética e auditorias energéticas e de recursos, nomeadamente as direcionadas a PME.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
ADENE – Agência para a Energia (PT)
AEA – Austrian Energy Agency (AT)
CRES – Centre for Renewable Energy Sources and Saving (GR)
SIEA – Slovak Innovation and Energy Agency (SK)
KAPE – Polish National Energy Agency (PL)
EST – Energy Saving Trust (UK)
REVOLVE MEDIA
EIHP – Energy Institute HRVOJE POZAR (HR)
EWA – Energy and Water Agency (MT)
Última Atualização: maio de 2023
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.