O projeto Compliance Services tem como objetivo apoiar a boa implementação da legislação europeia aplicável aos produtos consumidores de energia, nomeadamente requisitos de ecodesign e de Etiquetagem Energética, contribuindo para garantir as poupanças de energia visadas por estes instrumentos e promover produtos energeticamente mais eficientes. Este projeto irá desenvolver ferramentas de apoio e organizar conteúdos formativos, em particular em formato e-learning, que servem os vários agentes da cadeia de valor, promovem a correcta adoção dos regulamentos e a utilização de instrumentos em vigor como a EPREL, base de dados europeia de produtos, garantindo a capacitação destes profissionais.
A legislação da União Europeia aplicável aos produtos consumidores de energia visa dois objetivos: dinamizar o lado a oferta, com a definição de regulamentos de ecodesign que estabelecem requisitos de conceção de produtos e dinamizar o lado da procura, com a definição de regulamentos de Etiquetagem Energética que identificam o desempenho energético dos produtos, visando promover a aquisição de produtos energeticamente mais eficientes por parte do consumidor. Estima-se que a correta aplicação destes regulamentos, em vigor para mais de 30 categorias de produtos, tenha um potencial de poupança energética de cerca de 230 milhões de toneladas equivalentes de petróleo até 2030, sendo assim uma peça-chave para alcançar os ambiciosos objetivos da UE relativos à eficiência energética, desenvolvimento económico, mitigação climática e proteção do consumidor. Contudo, enfrentamos desafios substanciais de não conformidade em determinados setores. O projeto Compliance Services visa abordar essa lacuna, implementando medidas abrangentes de apoio orientadas para os principais atores do mercado: fornecedores, instaladores e distribuidores. Entre essas medidas incluem-se a disponibilização de guidelines informativas, a realização de webinars, a disponibilização de formação em formato e-learning e a oferta de suporte especializado para esclarecimento de dúvidas. O projeto decorre entre 2023 e 2027, focando-se em algumas categorias de produtos específicas: sistemas de aquecimento e de preparação de água quente, aparelhos de ar condicionado, painéis solares fotovoltaicos, máquinas de secar roupa. O objetivo é criar instrumentos orientadores para estas categorias de produto que possam ser replicados para as demais categorias no âmbito das ações de apoio ao mercado desenvolvidas pela Comissão Europeia ou outros agentes.
Materiais informativos (manuais, guidelines, perguntas frenquentes, factsheets, entre outros)
Ferramentas básicas de formação (apresentações, vídeos, questionários, entre outros)
Webinars e sessões formativas
Plataforma E-Learning
O projeto Compliance Services está alinhado com a missão da ADENE, visando promover a eficiência energética de produtos através da garantia de cumprimento para com as políticas de produto em vigor, nomeadamente regulamentos ecodesign e de Etiquetagem energética. Ao desenvolver ferramentas educacionais e de formação, capacitando os fornecedores, retalhistas e instaladores para atuarem de forma mais sustentável está a contribuir para o aumento de competências nesta área, o que impacta positivamente outras políticas setoriais, como a eficiência energética e hídrica.
O projeto Compliance Services contribui para a implementação da política europeia de produto, designadamente da Diretiva de ecodesign e Regulamento de Etiquetagem Energética e respetivos regulamentos de produto.
Contribui para a promoção de produtos mais eficientes, alinhado com os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima, apoiando quer fornecedores, quer retalhistas e instaladores a conhecer e cumprir as suas obrigações a nível da colocação do produto no mercado e comercialização do mesmo.
Apoia os consumidores que terão acesso a melhor informação e a profissionais mais qualificados, o que lhes permitirá selecionar produtos mais eficientes de modo consciente.
Visa ainda contribuir para a dinamização da EPREL – Base de Dados de Produtos Europeia, que é uma importante ferramenta de apoio ao mercado e às atividades de fiscalização de mercado, podendo também ser utilizada na definição de novos instrumentos e políticas que visem fomentar a substituição e aquisição de produtos mais eficientes.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
DEA – Danish Energy Agency (DK)
ADEME – Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Énergie (FR)
SEVEN, THE ENERGY EFFICIENCY CENTER C.Z.U.(CZ)
ECOS – ENVIRONMENTAL COALITION ON STANDARDS (BE)
EHPA – EUROPEAN HEAT PUMP ASSOCIATION (BE)
EHI- ASSOCIATION OF THE EUROPEAN HEATING INDUSTRY (BE)
ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation (BE)
EPIA – EPIA SOLARPOWER EUROPE (BE)
vores bureau ApS (DK)
AE – ALTROCONSUMO (IT)
APED – ASSOCIACAO PORTUGUESA DE EMPRESAS DE DISTRIBUICAO (PT)
Última Atualização:04/08/2023
Projeto cofinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.