O projeto BundleUp Next – Next-Level PDA Methodology to Enhance Public and Private Sustainable Energy Projects, financia o apoio a entidades públicas e privadas na concretização de projetos de melhoria do desempenho energético dos seus edifícios e frotas, potenciando a agregação de projetos e a constituição de comunidades de energia renovável.
O projeto BundleUp Next é uma parceria entre a ADENE – Agência para a Energia, a GoParity – Plataforma de Financiamento Colaborativo para a Sustentabilidade, a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e a SRS Legal e tem como principal obejtivo dinamizar a implementação de projetos de eficiência energética de um modo agregado viabilizando assim investimentos custo-eficazes.
Materializa-se numa plataforma digital, https://www.pontoenergia.pt, que junta investidores, promotores e especialistas que querem participar em projetos de eficiência energética.
A plataforma potencia o contacto entre os vários agentes de mercado, para que projetos com grande potencial de poupança energética e viabilidade económica, em especial do setor público, e que têm dificuldades de implemetação, seja por falta de financiamento, escala ou burocracia, consigam atingir a fase de implementação. O projeto disponibiliza apoio ao desenvolvimento e financiamento de projetos e, se necessário, viabiliza o agrupamento de alguns projetos em pacotes que tornem o investimento mais atrativo.
O projeto dá apoio técnico especializado nas várias áreas desenvolvendo as seguintes atividades:
Ferramentas de apoio padronizadas.
Capacitação e a assistência técnica e jurídica.
Desenho de modelos de negócio e financiamento.
As atividades desenvolvidas pela ADENE neste projeto na área da energia são atividades de interesse público, focando a melhoria do desempenho energético de serviços públicos, promovendo igualmente sinergias com as demais políticas setoriais, em especial a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável. É um contributo essencial no apoio às entidades públicas para que consigam atingir as metas e objetivos preconizados no Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública, para o período até 2030 (ECO.AP 2030), onde a ADENE assume responsabilidades no apoio à sua operacionalização.
A colaboração com os organismos da Administração Pública, nomeadamente na identificação e viabilização de medidas e projetos de eficiência energética, ajudará na concretização das demais políticas e medidas para o setor da energia, onde se inclui a eficiência energética na mobilidade e no aproveitamento de recursos renováveis.
Os resultados deste projeto concorrem assim para a renovação do edificado, transição energética e descarbonização da Administração Pública, permitindo contribuir para os desígnios do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, Plano Nacional Energia e Clima 2030, ECO.AP 2030, Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (2050), Plano de Poupança de Energia 22-23, entre outros.
Instrumento financeiro
Aviso
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
Última Atualização: Abril de 2023