A reunião do projeto SUDOE STOP CO2 realiza-se dias 18 e 19 de junho em Lisboa. O evento, organizado pela ADENE, conta com a presença dos parceiros de projeto provenientes de Portugal, Espanha e França, e tem como objetivo efetuar um balanço dos trabalhos desenvolvidos e delinear as próximas fases. É igualmente uma oportunidade para se promover trocas de experiências entre os diferentes parceiros e desta forma potenciar futuras sinergias.

Integrado nesta reunião de projeto, a ADENE em parceria com a Infraestruturas de Portugal, vai organizar uma visita guiada à Estação Ferroviária de Entrecampos no dia 18 de junho com o objetivo de identificar quais as medidas de eficiência energética a implementar e quais as medidas já implementadas no seguimento dos estudos efetuados pela Unidade de Missão ECO.AP da ADENE em que foram identificadas e avaliadas um conjunto de medidas de racionalização dos consumos de energia.

Estação Entrecampos
Esta iniciativa, enquadrada nos Dias da Energia da Semana Europeia da Energia da Sustentável da União Europeia (EUSEW 2018), representa uma das atividades do projeto SUDOE STOP CO2 que a ADENE está a desenvolver, cofinanciado pelo Interreg Sudoe, em conjunto com diversas instituições europeias para desenvolver uma ferramenta de avaliação de eficiência energética em estações de transporte.

Os “Dias da Energia” – #EUSEW2018 – são uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de aumentar a conscientização sobre eficiência energética e energia renovável, onde a ADENE e a Rede de Agências Energéticas e Ambientais (RNAE) estão a coordenar um conjunto de atividades promovidas por municípios portugueses, associações municipais e agências de energia para promover essa ambição em Portugal.