Projeto LEAP4SME apoia as Pequenas e Médias Empresas na Europa

A ADENE integra o projeto LEAP4SME, que apoia as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) a serem mais sustentáveis. Financiado pelo programa H2020 da União Europeia, este projeto tem por objetivo melhorar o enquadramento legislativo existente, para que as PMEs realizem auditorias energéticas e implementem as medidas de poupança de energia recomendadas, com uma relação custo-benefício adequada.

A ADENE é um dos parceiros deste projeto, liderando o WP 6: Analysis of further benefits and impact scenarios (Análise de múltiplos benefícios e cenarização de impactes), que visa a incorporação, no enquadramento legal existente, de indicadores relativos a benefícios não energéticos e co-benefícios, sobretudo relacionados com o nexus água-energia e materiais-energia.

Desta forma, procuram-se promover conceitos como a eficiência hídrica, otimização de processos e recursos e a economia circular, através da consideração de indicadores relacionados com a racionalização da utilização de matérias-primas, reutilização de resíduos no processo, incremento da produtividade de recursos, entre outros.

Para mais informações sobre o projeto e iniciativas em curso, consulte o website: https://leap4sme.eu/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email