Projeto CERTAGRI é premiado na edição nacional dos European Enterprise Promotion Awards

O Projeto CERTAGRI – Rotulagem de Eficiência Hídrica e Energética dos Setores Produtivos Nacionais para uma Economia Circular, foi distinguido com o prémio de 2.º lugar da categoria ‘Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos’ na edição nacional dos European Enterprise Promotion Awards  que se realizou no dia 16 de julho, na sede do CEiiA, em Matosinhos, Porto.

O CERTAGRI é um projeto desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia, em parceria com o ISA – Instituto Superior de Agronomia e com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Transição Energética, que visa a implementação do «Rótulo de Produto Circular» para o setor agroalimentar.

O objetivo é transmitir ao consumidor final, de forma clara e precisa, o desempenho em economia circular ao longo da cadeia de valor onde se insere o produto que adquire. Este desempenho é comunicado através de uma classificação combinada, com graduação de cores, simples e facilmente percetível para o utilizador.

A relevância do projeto CERTAGRI destaca-se no contexto de escassez de recursos e alterações climáticas, reconhecida em instrumentos de política europeias e nacionais (Plano de Ação para a Economia Circular, Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica e Plano Nacional de Energia Clima). Segundo a Ellen McArthur Foundation, na Europa cerca de 20% dos alimentos produzidos são desperdiçados ao longo da cadeia de valor e a agricultura é responsável por 25% das captações de água a nível europeu (70% a nível mundial, um número mais próximo da realidade nacional), sendo 25% deste valor perdido na sua distribuição.

O projeto CERTAGRI foi o primeiro passo na criação de um instrumento de rotulagem específico para a economia circular aplicada ao setor agroalimentar, abrangendo os setores agrícola, industrial e logístico associados, com o propósito de aliar a sustentabilidade à diferenciação, através de um rótulo e ferramenta útil para os consumidores e para as empresas.

Pretende, assim, contribuir para uma maior eficiência na produção e para uma cultura de consumo mais consciente relativamente aos impactos dos produtos ao longo da cadeia de valor, na transição de uma economia linear para uma economia circular.

A ADENE tem aplicado neste projeto a sua experiência de mais de dez anos na implementação de instrumentos de classificação voluntários e obrigatórios, em conjunto com a larga experiência do ISA na sustentabilidade do setor agrícola, e com o apoio dos 26 stakeholders, institucionais e setoriais, envolvidos no projeto. A equipa de projeto continua disponível para trabalhar com quaisquer entidades interessadas em contribuir para a economia circular, dando continuidade ao que foi apresentado em fevereiro na Sessão de Apresentação dos primeiros Resultados do Projeto CERTAGRI.

Os European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.