ADENE desenvolve o primeiro relatório público do projeto meetMEDJá está disponível online a primeira publicação do meetMED – Mitigation Enabling Energy Transition in the MEDiterranean Region, o primeiro projeto com financiamento europeu da rede das agências nacionais de energia do Mediterrâneo (MEDENER).

O relatório “Energy Efficiency and Renewable Energy Strategies and Policies” foi desenvolvido pela ADENE em parceria com a ADEME (França) e a ALMEE (Líbano), membros da rede MEDENER, e o RCREEE, membro do consórcio meetMED. Os resultados preliminares do relatório foram apresentados e discutidos em Barcelona, em janeiro de 2019, na reunião anual das Plataformas Integradas de Energia da União para o Mediterrâneo. O documento, agora publicado, integra e analisa de forma sintética as políticas e estratégias de eficiência energética e energias renováveis em vigor em oito países da Bacia do Mediterrâneo (Argélia, Egito, Jordânia, Líbia, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia).

Nas palavras de Matteo Barra, gestor de projeto do meetMED, “as linhas de ação do meetMED foram agora claramente traçadas de forma a monitorizar estratégias e políticas e a promover a estabilidade do quadro regulamentar, mas também a desenvolver as capacidades técnicas necessárias para o desenvolvimento dos mercados de eficiência energética e energias renováveis, a mobilização de investimentos e incentivos e a criação de comunidades de energia. O relatório contou com as contribuições de peritos da meetMED Regional Experts Network, a rede de peritos de eficiência energética e energias renováveis do Mediterrâneo constituída no âmbito do projeto.

O projeto meetMED, gerido pelo MEDENER em consórcio com o RCREEE, tem a duração de dois anos e um orçamento de aproximadamente 2 milhões de euros. Com o apoio financeiro do Instrumento Europeu de Vizinhança e Parceria, o meetMED visa promover a transição energética em países do sul e leste do Mediterrâneo, reforçar o contributo da eficiência energética e das energias renováveis no mix energético destes países e apoiar as atividades desenvolvidas no quadro da plataforma integrada de eficiência energética e energias renováveis da União para o Mediterrâneo (UfM REEE Platform).

A publicação “Energy Efficiency and Renewable Energy Strategies and Policies” pode ser descarregada gratuitamente no site do meetMED.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email