Portal pretende reunir toda a informação sobre o funcionamento do setor energético em Portugal

  • O portal Portugal Energia posiciona-se como a porta de entrada digital para o setor Energético Nacional, com informação atualizada e rigorosa;
  • Utilizadores podem aceder de forma simples e rápida às plataformas existentes relacionadas com o setor energético nacional;
  • Objetivo é também servir de suporte à receção dos contributos no âmbito do processo de elaboração do Plano Integrado Energia Clima (PNEC).
Portugal Energia

O portal do Portugal Energia, uma iniciativa do programa Simplex+ 2017 do Ministério da Economia, acaba de ser lançado com o objetivo de se assumir como a porta de entrada digital para o setor Energético Nacional, com informação atualizada e rigorosa.

O Portugal Energia permite a todos os utilizadores aceder de forma simples e rápida às plataformas existentes relacionadas com o setor energético nacional, como por exemplo o Poupa Energia, o Observatório da Energia, Preços dos Combustíveis Online entre outros, agregados por segmento: Energia Consumidor, Energia Empresas, Energia Estado, Geologia e Informação Geográfica.

Desde a configuração do sistema energético, passando pelas diversas instituições e agentes a atuar no setor, as ferramentas à disposição do consumidor e das empresas e oportunidades de financiamento, o utilizador tem acesso a informação vasta sobre o setor da energia em Portugal, incluindo comunicação sobre as consultas públicas em curso.

O Portugal Energia serve ainda de suporte à receção de contributos no âmbito do processo de elaboração do Plano Integrado Energia Clima (PNEC), o principal instrumento nacional de política energética e climática para a próxima década 2021-2030, que definirá metas e objetivos nacionais para 2030 e as políticas e medidas necessárias para o seu alcance.

Dada a relevância da temática, convidam-se assim, todos os interessados a apresentar os seus contributos para este debate através do portal do Portugal Energia, disponível em https://www.portugalenergia.pt/.