IFRRU 2020

A comemoração dos 2 anos de operação do instrumento IFRRU realizou-se no dia 13 de fevereiro e deu espaço à divulgação do aumento da eficiência energética dos edifícios, decorrente das  medidas de melhoria identificadas nos certificados energéticos. A integração ágil e automática da plataforma tecnológica do IFRRU 2020 com a plataforma de certificação energética gerida pela ADENE permitiu identificar, tendo por base os certificados emitidos neste contexto, quase 160 GWh de poupanças energéticas anuais, o equivalente ao consumo de, aproximadamente, seis hospitais com a dimensão do Hospital de Santa Maria.

No evento IFRRU 2020 – “Eu sou IFRRU 2020”, que decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), foram entregues os prémios IFRRU 2020 e apresentados outros grandes números da atividade do  Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU). Foi ainda possível perceber o impacto direto deste instrumento na economia e na sociedade, em resultado dos 190 contratos realizados e dos mais de 440 pedidos de financiamento.

O IFFRU 2020 assenta na promoção da eficiência energética como pilar da reabilitação. A eficiência energética é quantificada tendo por base o certificado energético, enquanto ferramenta para caracterizar a situação inicial do edifício (avaliação ex-ante) e as medidas de melhoria propostas que permitirão alcançar a redução de consumos energéticos e de emissões de CO2 pretendidas. Após a conclusão das obras, mediante uma avaliação ex-post, é possível validar a efetiva concretização e alcance das metas inicialmente definidas.

O instrumento IFRRU 2020, através do FI-COMPASS, foi identificado como um caso de estudo na perspetiva de como alavancar investimento e promover a reabilitação urbana. Este estudo pode ser consultado AQUI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email