Já está em pleno funcionamento o Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC) da ADENE.  O Portal OLMC, que gere o processo de mudança de comercializador de eletricidade e gás natural é a plataforma única que os agentes do mercado da energia usam para a submissão de  processos de contratação. O Portal, gerido pela ADENE,  visa o reforço da robustez, independência e transparência na mudança de comercializador na eletricidade e no gás natural.

Esta plataforma destina-se a todos os comercializadores de energia elétrica e de gás natural em Portugal continental, com quem os consumidores estabelecem relações contratuais, e aos 11 operadores de rede de distribuição do setor da eletricidade e os 11 do setor do gás natural, com quem os comercializadores, por sua vez, estabelecem relações contratuais de uso de redes de distribuição.

A ADENE é responsável pela operação e gestão do Portal OLMC, sendo igualmente responsável pela operação e gestão do Poupa Energia enquanto serviço de prestação de informação aos consumidores, clientes nos mercados de energia.

No mercado da energia a ADENE, através do Poupa Energia, facilita informação aos consumidores sobre as ofertas que mais se adequam aos perfis de consumo, permitindo que estes simulem e adiram a uma oferta comercial mais vantajosa. A intenção de contratação manifestada pelo consumidor, é comunicada ao comercializador escolhido, sendo este responsável por, junto do seu potencial cliente, iniciar o processo de mudança de comercializador no Portal OLMC. Posteriormente, é através do Portal OLMC que se gere a troca de informação necessária, entre comercializadores e operadores de redes de distribuição, até à conclusão do processo de contratação.

O processo de mudança de comercializador no gás natural passou a ser gerido pelo Portal OLMC em julho de 2019, e desde 8 de novembro de 2020, que a mudança de comercializador na eletricidade é também gerida no Portal OLMC.

Para mais informações consulte o site do OLMC em https://olmc.adene.pt/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email