Mobilidade elétrica em destaque no orçamento do Fundo Ambiental

O orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2021 foi publicado no Despacho n.º 1897/2021 de 19 de fevereiro, no qual se destacam apoios à mobilidade elétrica, nomeadamente:

 

  • À aquisição de veículos elétricos no valor de 4 000 000€, para particulares e empresas, mediante despacho ainda a publicar com as respetivas especificações.

 

  • Programa de apoio à mobilidade elétrica na Administração Pública (ECO.mob), no valor de 150 000€, para o qual são entidades beneficiárias as freguesias, municípios, serviços municipalizados, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas, empresas municipais ou intermunicipais,  serviços  locais  ou  regionais  da  administração  central  ou  ainda  entidades  de  capitais exclusivamente públicos cuja missão seja unicamente de âmbito local ou regional. Este programa está previsto na Portaria n.º 40/2017, DR n.º 35/2017, de 17 de fevereiro.

A mobilidade elétrica torna-se cada vez mais relevante no conceito de mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética nos transportes, sendo também uma importante área de apoio à mitigação das alterações climáticas.

A mobilidade elétrica será um dos fatores decisivos para a redução de pegada de carbono.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email