Mobilidade elétrica em análise em visita do EMOBICITY

A ADENE e a Direção Regional da Energia dos Açores (DREn) organizaram, de 21 a 23 de setembro, uma visita técnica sobre mobilidade elétrica em território nacional, no âmbito do projeto Interreg Europe EMOBICITY. Em Lisboa, com a colaboração da Lisboa E-Nova e da Câmara Municipal de Lisboa, foi divulgada a dinâmica e o compromisso do município no que respeita à mobilidade elétrica. Em Ponta Delgada, nos Açores, foram dados a conhecer projetos da tecnologia Vehicle-to-Grid e de bike sharing com a Eletricidade dos Açores e uma start-up da área da mobilidade elétrica.

A visita técnica incluiu ainda uma reunião de encerramento que contou com a participação de Nelson Lage, presidente da ADENE, que abordou a temática da mobilidade sustentável e reforçou o compromisso de Portugal na transição energética. Houve ainda a oportunidade de afirmar também que os objetivos do EMOBICITY estão alinhados com os da ADENE, nomeadamente o desenvolvimento de atividades de interesse publico na área da energia e seus interfaces com outras politicas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio, incluindo a eficiência energética na mobilidade.

Dando seguimento às atividades do projeto, em outubro estão previstas visitas na Croácia, Roménia e Alemanha dedicadas ao papel das renováveis na mobilidade elétrica, aos equipamentos para carregamento rápido e à aposta em veículos elétricos para os transportes urbanos e em tecnologias inovadoras para o seu carregamento.

A ADENE é parceira do EMOBICITY, projeto europeu que tem por objetivo a melhoria das políticas de mobilidade elétrica em meio urbano com vista à descarbonização da economia.

Mais informações em https://www.interregeurope.eu/emobicity/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email