Fundo Ambiental promove campanha de divulgação sobre o Programa Vale Eficiência

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que lançou o Programa Vale Eficiência no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, vai promover, em parceria com a ADENE várias ações durante o ano de 2022 para divulgar o Programa e esclarecer todas as questões de candidatos, fornecedores e beneficiários do Vale Eficiência.

 

A campanha abrange:

1 – Sessões de esclarecimento para todos os fornecedores do Programa Vale Eficiência, que constam da lista pública, durantes os meses de fevereiro e março;

2 – Divulgação do Programa através das várias plataformas da ADENE, com o objetivo de alcançar o maior número de fornecedores, ao longo de fevereiro e março;

3 – Sessões de esclarecimento junto da Associação Nacional de Freguesias e Associação Nacional de Municípios, com o objetivo de dotar as juntas de freguesia e municípios do conhecimento necessário para esclarecer os potenciais beneficiários do Vale Eficiência e fornecedores inscritos sobre o fluxo do Programa, condições de elegibilidade e acesso. Estão previstas para os meses de março e abril;

4 – Tour Vale Eficiência – “Vale Eficiência na sua cidade”. Sessões de esclarecimento presenciais em várias cidades do território continental, com o objetivo de divulgar o Programa e esclarecer potenciais beneficiários e fornecedores. Data previsível: junho.

O Programa, que abrange o território de Portugal Continental, tem uma dotação total prevista de 162 milhões de euros, com uma meta de 100 mil famílias até 2025.

Os beneficiários na posse do Vale Eficiência devem selecionar um fornecedor Vale Eficiência, através da pesquisa na listagem pública disponível no site do Fundo Ambiental, e utilizar o Vale para pagar aos fornecedores as medidas de eficiência energética escolhidas para instalar na sua habitação.

O Vale Eficiência tem uma validade de 12 meses após a data de emissão, período no qual deve ser submetida a candidatura pelos fornecedores. O prazo para apresentação das candidaturas ao Programa termina após 12 meses da data do último vale emitido. 

Até à data encontram-se inscritos 516 fornecedores na listagem pública de fornecedores Vale Eficiência, havendo 3.960 Vales emitidos, num valor superior a cinco milhões de euros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email