ADENE

Fornecimento de matérias-primas é tema de conferência ADENE 

A produção e o consumo de energia com base em fontes renováveis passam inevitavelmente pelo uso de matérias-primas essenciais, assinaladas no documento estratégico da União Europeia, REPowerEU.

Considerando que Portugal pode afirmar-se como um País potencialmente estratégico no fornecimento de matérias-primas críticas e fundamentais, como o cobre, o zinco, o tungsténio, o lítio, entre outros, torna-se pertinente o debate destes temas com a sociedade e especialistas, com o propósito de demonstrar, de forma clara e transparente, que podemos prospetar e explorar os nossos recursos de forma mais responsável. 

É fundamental tornar a União Europeia mais autónoma e independente em termos energéticos, mas também no fornecimento das cadeias de abastecimento de matérias-primas, de modo seguro e sustentável. 

É neste contexto que a Empresa de Desenvolvimento Mineiro, em conjunto com a ADENE, a Direção Geral de Energia e Geologia e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia organizam a Conferência “Matérias-Primas Críticas na Era da Transição Climática” a realizar a 25 de outubro, no Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel, das 09h00 às 16h30. 

Este evento pretende recentrar a discussão no essencial no que respeita aos temas fraturantes relacionados com a produção de lítio e a atividade extrativa no geral, aumentando a massa crítica, sendo, portanto, fundamental para o alcance das metas nacionais de descarbonização. 

Consulte o programa AQUI.

A inscrição é gratuita, sujeita a registo até 23 de outubro.  Registe-se AQUI.