FEE lança novo financiamento para Eficiência Energética nos Edifícios que inclui medidas de melhoria em Janelas e Isolamentos.

O FEE, Fundo de Eficiência Energética, lançou no passado dia 13 de junho, através do Aviso 25, um novo financiamento de 3,1 milhões de euros para incentivar a eficiência energética nos edifícios, domínio este que ocupa cerca de 30% do consumo total de energia em Portugal.

Como foco principal, este financiamento pretende ser aplicado a diversas medidas como a instalação de janelas eficientes com etiqueta energética CLASSE+ (www.classemais.pt) , a melhoria do isolamento térmico de paredes, coberturas e pavimentos (www.certificarevalorizar.pt) e ainda a requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias (www.label-pack-a-plus.eu/portugal).

logo FEE

Este financiamento tem como objetivo apoiar dois tipos de beneficiários: pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados unifamiliares ou de frações autónomas em edifícios multifamiliares (beneficiário do tipo A) e pessoas coletivas de direito privado, proprietárias de edifícios de serviços existentes e ocupados (beneficiário do tipo B).

O financiamento está disponível na forma de incentivo não reembolsável entre 35% a 60% do valor da obra, dependendo do tipo de beneficiário e de medida proposta a candidatura. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 13 de outubro através do portal do FEE.

Este incentivo vem reforçar o objetivo principal da campanha “Certificar é Valorizar”, lançada pela ADENE – Agência para a Energia, em abril de 2018. Esta campanha pretende promover a certificação energética junto dos portugueses, com foco na diminuição dos custos energéticos, na melhoria da saúde e conforto e na redução dos impactos diretos no ambiente.

A certificação energética, ao realizar uma análise do desempenho de cada imóvel orientada para a identificação das oportunidades de melhoria do mesmo, materializa-se num documento que aponta o caminho para tornar o imóvel mais eficiente, por exemplo através da instalação de janelas eficientes, do reforço do isolamento térmico exterior ou interior ou da instalação de sistemas solares térmicos. Na campanha “Certificar é Valorizar” são destacadas as boas práticas a seguir nestas e noutras áreas relacionadas.

Os vários apoios e incentivos já feitos pelo FEE, assim como a Campanha “Certificar é Valorizar”, fazem parte de um tema cada vez mais importante em Portugal e no Mundo: a constante sensibilização para o meio ambiente e a melhoria das condições energéticas do cidadão.