Em novembro de 2019 a ADENE passou a disponibilizar aos Peritos Qualificados um conjunto de documentos que contêm as instruções de preenchimento dos formulários de emissão de Certificados Energéticos no âmbito do Regulamento de Edifícios de Habitação (REH), Regulamento de Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) e Declarações de Ruína para efeitos do SCE. Os ficheiros estão disponíveis na área da plataforma SCE (https://www.sce.pt/) de acesso reservado a Peritos -Acesso Profissionais, acessível através de um login.

Além do suporte aos Peritos Qualificados através de um complemento e enriquecimento da informação já existente nos formulários de emissão dos certificados, estes documentos têm como principal objetivo a uniformização dos conteúdos dos certificados energéticos, reforçando cada vez mais a qualidade e a mais valia da informação que chega aos proprietários. Esta situação foi identificada pelos próprios técnicos como uma oportunidade de melhoria ao nível da atuação na certificação energética dos edifícios.

Aparte da informação sobre o desempenho energético do imóvel, o Certificado Energético surge, no contexto atual, como ferramenta à reabilitação, quer por via da identificação do potencial de melhoria, quer através do suporte a incentivos e benefícios financeiros alavancados no processo de certificação. Neste sentido, surge a necessidade de que a informação constante no Certificado Energético seja ajustada e adaptada a esta realidade.

Adicionalmente à disponibilização destes documentos, a ADENE encontra-se a finalizar a publicação de guias de apoio à atividade dos Peritos Qualificados que permitirão, de uma forma extensa e detalhada, uma maior clarificação de conceitos, procedimentos e abordagens perante o processo de certificação energética dos edifícios.  Estes guias já obtiveram a aprovação por parte da Direção Geral de Energia e Geologia e estarão disponíveis pela  mesma via.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email