Agências de Energia dinamizam Energy Days com a organização de 30 eventos em Portugal

No âmbito da edição de 2018 da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW 2018), a ADENE e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) estão a dinamizar uma série de Energy Days em todo o território nacional, realizados em maio e junho.

A EUSEW2018 é dedicada ao tema da transição energética e abrange várias atividades de dimensão europeia, incluindo a EUSEW 2018 Policy Conference, realizada nos dias 5-7 junho, os EU Sustainable Energy Awards e os Energy Days. Organizados por entidades públicas ou privadas, sob qualquer formato (seminários, feiras, visitas técnicas, etc), os Energy Days são eventos que visam sensibilizar a comunidade para as temáticas da eficiência energética e das energias renováveis.

Energy Days

O desafio lançado pela ADENE e pela RNAE às agências regionais e municipais de energia portuguesas este ano resultou na organização de cerca de 30 Energy Days promovidos não só pelas agências, mas também por municípios, associações de municípios e outras organizações. Em maio realizaram-se onze Energy Days, em diversos locais do país e com diferentes formatos, como as feiras de Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima e a Loures InSS – Inovação, Sustentabilidade e Sociedade, os seminários “O futuro da etiquetagem na eficiência energética e ambiental dos edifícios”, realizados em Gaia e Braga, e “Cooperação local para a eficiência energética”, em Ponte de Sor, o workshop “Estratégia regional para o combate às alterações climáticas da região das Beiras” e as jornadas “Mobilidade elétrica no âmbito do projeto Garveland”, realizados na Guarda e Vilamoura, respetivamente, para além do Festival Solar 2018, que decorreu entre 17 e 20 de maio, inserido na Estratégia Lisboa Cidade Solar.

Em junho terão ainda lugar perto de vinte Energy Days, que incluem a inauguração de espaços expositivos, sessões de esclarecimento, visitas técnicas e cerimónias de atribuição de prémios, em várias localidades do país.

Mais informações sobre cada um dos Energy Days realizados em Portugal e integrados na EUSEW 2018 pode ser consultada em www.eusew.eu/look-2018-energy-day.