EUBCE 2019 – 27th European Biomass Conference & ExhibitionEntre 27 a 30 de maio de 2019, Lisboa irá receber a 27ª Conferência e Exibição Europeia da Biomassa EUBCE 2019 http://www.eubce.com/. Tendo recebido 980 submissões de artigos científicos e industriais de 68 países, dos quais 90 de autores Portugueses, esta conferência, cuja General Chair é a Professora Maria Graça de Carvalho da DG Research and Innovation da Comissão Europeia, espera receber no Centro de Congressos de Lisboa em Maio de 2019, mais de 1500 delegados. A ADENE, através do National Supporter Miguel Sales Dias, irá coordenar a organização local deste evento que é líder mundial no setor, atuando como um fórum global científico e industrial, de intercâmbio de conhecimento sobre aplicações inovadoras por parte da indústria, da academia e do quadro institucional e político. A conferência irá contar com a presença de altas individualidades políticas, quer Europeias, quer Portuguesas e ainda, da indústria e da academia e contará também com um evento Nacional paralelo dedicado à àrea da Biomassa e um Pavilhão Nacional na àrea de exibição industrial.

No seguimento do novo acordo para o aumento da integração de energias renováveis na UE, a EUBCE 2019 terá a oportunidade de evidenciar a contribuição da biomassa para áreas cruciais como a produção de energia renovável, a descarbonização, a mitigação das alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável. Deste modo, a EUBCE 2019 abordará diversos temas, desde tecnologias de conversão para aquecimento, eletricidade, vetores de energia, produtos químicos e materiais, bem como a concretização de políticas e a integração da bioenergia. Para além disso, de forma a promover a biomassa como alternativa no combate às alterações climáticas, esta edição irá ainda refletir sobre o papel deste recurso em várias regiões do mundo, dando especial enfase a África e à América Latina.

A EUBCE 2019 visa assim promover a investigação colaborativa e a inovação neste setor, bem como discutir quais as abordagens apropriadas para fornecer bioenergia sustentável a todos.