A ADENE participou no terceiro workshop temático do projeto Interreg Europe EMOBICITY, organizado pela North-West Regional Development Agency (NW RDA), parceiro romeno do consórcio, a 5 de novembro. Este evento online teve por objetivo a partilha de experiências e conhecimentos sobre políticas, programas e iniciativas dedicadas ao desenvolvimento da mobilidade elétrica ao nível regional nos países parceiros do projeto (Grécia, Alemanha, Croácia, Roménia e Portugal) e noutros Estados-membros da União Europeia.

O workshop contou com a participação de stakeholders e especialistas da mobilidade elétrica, bem como de representantes da administração pública central e local, instituições universitárias, associações profissionais e agências regionais e municipais de energia.

Com enfoque na mobilidade elétrica a nível regional, as apresentações abordaram diversos temas, tais como a melhoria das infraestruturas para o carregamento de VE (Croácia), políticas regionais e incentivos para o desenvolvimento da mobilidade elétrica (Roménia) ou a integração desta nos objetivos da política nacional (Grécia).

Destaque também para a apresentação da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (stakeholder nacional) sobre o projeto EnerNetMob, cofinanciado pelo Programa Interreg MED e que, entre outos objetivos, visa estabelecer uma política inter-regional conjunta nos países do Mediterrâneo para os meios de transporte elétricos, através da implementação de um modelo comum de “Plano de Mobilidade Elétrica Sustentável” integrado com os Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e seguindo os critérios do Pacto de Autarcas.

A ADENE integra o consórcio responsável pela implementação do projeto EMOBICITY, que visa facilitar a adoção de medidas sustentáveis e inovadoras na área da mobilidade elétrica e, para além do apoio na organização e divulgação do evento, participou também na sessão de debate.

O projeto EMOBICITY, um projeto financiado pelo Programa Interreg Europe, visa melhorar as competências de todos os atores envolvidos no tema da mobilidade elétrica, nomeadamente na definição de políticas públicas. Para a prossecução destes objetivos, a organização de workshops temáticos é parte integrante do programa de trabalhos do EMOBICITY, sendo uma das formaspreferenciais para uma efetiva participação e envolvimento dos stakeholders.

Para mais informação sobre o EMOBICITY, consulte https://www.interregeurope.eu/emobicity/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email