Organizado pelo Energy Institute Hrvoje Požar (EIHP), parceiro croata do consórcio EMOBICITY, realizou-se, no dia 2 de julho, o segundo workshop temático do projeto Interreg Europe EMOBICITY. O evento online teve por objetivo analisar e debater os modelos de infraestruturas de carregamento e de tarifário para a mobilidade elétrica existentes nos países dos parceiros do projeto (Grécia, Alemanha, Croácia, Roménia e Portugal) e de outros Estados-membros da União Europeia.

 

O evento contou com a participação de stakeholders e especialistas da mobilidade elétrica, bem como de representantes da administração pública central e local, instituições universitárias, associações profissionais e agências regionais e municipais de energia.

As apresentações deram o mote para o debate sobre a avaliação das vantagens e mais-valias dos modelos nacionais existentes, bem como a identificação de barreiras e exemplos de boas práticas, que podem servir de base para a preparação de propostas de melhoria a integrar nas políticas nacionais e regionais para a mobilidade elétrica.

O EIHP abordou os custos de tarifário para a mobilidade elétrica na Croácia, com enfoque nos postos de carregamento de veículos elétricos (VE), e na sequência foi feita referência à situação na Grécia e em Portugal, neste último caso, com o contributo da ADENE. Como conclusão, ficou a perceção que os custos são elevados, pelo que será um tema para debate no quadro da promoção da mobilidade elétrica.

Destaque para a apresentação da Mobilectric (stakeholder nacional) sobre a rede MOBI.E, uma rede nacional de mobilidade elétrica composta por postos de carregamento para VE maioritariamente situados em espaços de acesso público, com um modelo baseado na interoperabilidade e no acesso universal dos utilizadores, que foi considerado como tendo potencial de replicação noutros países.

O EMOBICITY, um projeto financiado pelo Programa Interreg Europe, visa melhorar as competências de todos os atores envolvidos no tema da mobilidade elétrica, nomeadamente na definição de políticas públicas. Para a prossecução destes objetivos, a organização de workshops temáticos é parte integrante do programa de trabalhos do EMOBICITY, sendo um dos meios preferenciais para uma efetiva participação e envolvimento dos stakeholders.

Para mais informação sobre o EMOBICITY, consultar https://www.interregeurope.eu/emobicity/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email