Qualificação de futuros técnicos e especialistas de eficiência hídrica - discussão dos primeiros resultados do projeto WATTer Skills

logo watter skills

A ADENE – Agência para a Energia é uma das entidades convidadas a participar no Seminário ENERWAT, de divulgação de resultados do Projeto ENERWAT: da Água à Energia, que se realiza no dia 21 de novembro no Auditório Polo II da ECT, entre as 9h00 e as 17h00, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e no qual um dos temas em apresentação e discussão será o Projeto WATTer Skills – Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia no setor da construção e reabilitação, coordenado pela ADENE com o apoio do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

O projeto WATTer Skills, para a formação e qualificação dos profissionais dos setores da construção e reabilitação urbana de edifícios nas áreas da eficiência hídrica e nexus água-energia, prevê a extensa discussão de objetivos e resultados preliminares com os stakeholders ao longo de 2018 e 2019. A participação neste Seminário constituirá uma excelente oportunidade para esse debate.

O Seminário inclui a divulgação dos resultados do projeto ENERWAT, desenvolvido pela UTAD, focando, em particular, “Fatores determinantes na relação entre água e energia”, “Sistemas de aquisição de dados e simulação de consumos de água/energia” e “Análise de consumos de água/energia”, bem como a discussão de outros temas e projetos relacionados com o nexus água-energia, onde, para além do projeto WATTer Skills, se enquadram também o “Novo rótulo unificado europeu de eficiência hídrica e energética” e a “Gestão de sistemas de água e de águas residuais, o foco na eficiência energética”. O programa do seminário está disponível aqui.

O Projeto WATTer Skills, liderado pela ADENE e apoiado pelo Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, tem como objetivo contribuir para a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Peritos e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios. Pretende fomentar a criação de novas profissões e empregos numa área de grande potencial e necessidade em Portugal e na Europa e permitir a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

Com o WATTer Skills, a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por peritos e técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permite ainda potenciar o nexus água-energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos.