Classe HídricaO AQUA+ (www.aquamais.pt) é o novo índice de classificação da eficiência hídrica nos edifícios e utiliza uma metodologia inovadora a nível mundial e pioneira na Europa que permite determinar e comunicar o desempenho hídrico de imóveis, numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente).

As primeiras edições do curso de Auditores e Projetistas AQUA+, realizadas em janeiro de 2020, foram um sucesso, registando uma adesão de cerca de meia centena de profissionais interessados em adquirir valências na avaliação, classificação e melhoria do desempenho hídrico de edifícios residenciais, que esgotaram a disponibilidade existente. As novas edições já têm data, a 5 e 12 de março de 2020, em Lisboa e Leça da Palmeira, respetivamente.

André Ferreira da Amais – Serviços de Engenharia participou na primeira edição do curso no Porto e deixa um testemunho sobre o AQUA+, que afirma definir “um padrão na sustentabilidade dos edifícios num recurso tão fundamental como é a água”. Quanto à formação, que frequentou para desenvolver processos de classificação da eficiência hídrica, expressa ser “reconfortante sentir no mercado uma grande vontade de abraçar o tema.”

O curso, com uma componente teórica e outra prática, qualificou os primeiros consultores para atuarem no âmbito da avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios residenciais (AQUA+ Edifícios Residenciais) desenvolvido pela ADENE, bem como reforçou as competências de projetistas e técnicos do setor da construção  nesta metodologia.

A parte teórica do curso, além de assegurar uma introdução ao AQUA+ Edifícios Residenciais, aborda temas como Fontes e Redes de Água, Usos Exteriores de Água ou Sistemas de Produção e Distribuição de Água Quente. A componente prática é desenvolvida no terreno com o acompanhamento de uma auditoria AQUA+, organizada e preparada pelo formando sobre um caso angariado pelo próprio. Os formandos que completem com sucesso a componente teórica recebem a qualificação de Consultor AQUA+ e aos formandos que completem com sucesso as duas componentes é atribuída a competência de Auditor AQUA+, ficando credenciados para a emissão de índices de eficiência hídrica de edifícios residenciais no âmbito do sistema.

A primeira aplicação do índice AQUA+ realizou-se em dezembro de 2019, envolvendo os edifícios do Belas Clube de Campo geridos pela Planbelas – Sociedade Imobiliária . Reconhecido e amplamente premiado por boas práticas ambientais, o Belas Clube de Campo passa assim a materializar as primeiras emissões do índice AQUA+, aplicado a todas as tipologias dos novos edifícios do Lisbon Green Valley – apartamentos e townhouses. Todas alcançaram a classe hídrica A, representando as melhores práticas em eficiência e hídrica.  

As inscrições para as próximas edições do Curso de Auditores e Projetistas AQUA+ já podem ser efetuadas AQUI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email